“Quais São Os 5 Fatos Sobre O Amor Espiritual?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Quais São Os 5 Fatos Sobre O Amor Espiritual?

1) A conquista do amor espiritual e da conexão espiritual só pode ocorrer acima das sensações de ódio e rejeição. Se amamos os outros sem ter construído o amor acima do ódio e da rejeição, então não é amor espiritual.

2) Está escrito sobre a obtenção do amor espiritual na Torá, que “o amor cobrirá todos os crimes” (Provérbios 10:12).

3) A realização espiritual exige que se apegue à regra de “O amor cobrirá todos os crimes” e que não podemos manter o amor sem sentir os “crimes”, ou seja, ódio e rejeição aos outros. A atitude para com o amor e o ódio, portanto, precisa ser igual em importância. Alcançamos a espiritualidade entre os dois e, portanto, aqueles que desejam atingir a espiritualidade precisam posicionar igualmente o amor e o ódio, ou a conexão e a rejeição, diante de si mesmos.

4) O ego humano, que é o desejo de desfrutar às custas dos outros, é a causa do sentimento de ódio e rejeição pelos outros; é uma qualidade “antiespiritual”. Desenvolver o amor espiritual, portanto, exige sentir ódio e rejeição iluminando na rejeição da espiritualidade de nosso ego, chegar a uma decisão de restringir o ego, e acima do ego, desenvolver uma atitude de amor e conexão com os outros. Além disso, tal atitude precisa ser constante, onde sentimos amor e ódio simultaneamente, e escolhemos o amor acima do ódio. É diferente do nosso mundo corporal, onde amamos e odiamos em momentos diferentes. Manter essas qualidades juntas nos dá acesso à sensação de eternidade.

5) O desenvolvimento e a descoberta do amor espiritual acima de seu ódio e rejeição opostos é a “arte” da espiritualidade. Na linguagem da Cabalá, é expresso da seguinte forma: que o Partzuf espiritual (uma entidade ou identidade espiritual) toma sua Aviut (desejo egoísta grosseiro), que é uma sensação de ódio e uma completa falta de conexão com os outros, e através de um Tzimtzum (restrição) do desejo egoísta, o Partzuf se eleva acima da Aviut para se conectar – elevando valores de conexão muito mais elevados em importância do que a inclinação egoísta natural – e conforme a oposição entre qualidades de amor/conexão e ódio/rejeição, o novo, mais elevado, mais espiritual e generoso Partzuf é descoberto: tanto através da Aviut (desejo egoísta grosseiro) abaixo, e da Zakut (pureza) acima.

Baseado na Lição Diária de Cabalá em 27 de janeiro de 2021. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente