“Quais São As Implicações Do Primeiro Mandamento Da Bíblia, ‘Eu Sou O Senhor Teu Deus, Que Te Tirou Da Terra Do Egito, Da Casa Da Escravidão. Não Terás Outros Deuses Diante De Mim’?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Quais São As Implicações Do Primeiro Mandamento Da Bíblia, ‘Eu Sou O Senhor Teu Deus, Que Te Tirou Da Terra Do Egito, Da Casa Da Escravidão. Não Terás Outros Deuses Diante De Mim’?

Este é o mandamento mais fundamental. Isso significa que existe uma única força no mundo que está acima e além de tudo. Esta força nos desenvolve através dos níveis inanimado, vegetativo e animal da natureza, até o nível chamado “falante” ou “humano”, que em hebraico é “Adão”.

Adam (“humano”), que vem de “Adameh le Elyon” (“semelhante ao mais alto”), é aquele que entende e sente a conexão com a força abrangente da natureza, o Criador.

Apesar do progresso da humanidade na ciência, tecnologia e arte, a vasta maioria da humanidade existe no nível animado. O nível animado, isto é, nosso estado animal, define nossa consideração primária de benefício próprio em vez de beneficiar os outros e a natureza. Em outras palavras, é quando estamos encerrados em nossa natureza egoísta inata.

Podemos sair de nossa natureza egoísta, ou seja, “fora da terra do Egito, fora da casa da escravidão” e subir ao nível humano, onde aceitamos a influência da força superior na realidade, o Criador, ou como é escrito no mandamento: “Eu sou o Senhor teu Deus”

Baseado na palestra “Estados Espirituais: Os Dez Mandamentos” em 26 de dezembro de 2019. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente