“Por Que As Pessoas Tendem A Se Radicalizar Em Suas Crenças?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que As Pessoas Tendem A Se Radicalizar Em Suas Crenças?

É um problema que não entendemos a necessidade de aprender o que a natureza exige de nós, que é a mesma lei posta na base de todas as grandes religiões do mundo: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Levítico 19:18).

Somos todos iguais na necessidade de alcançar o amor acima de todas as nossas diferenças, divisões, rejeição e ódio uns dos outros, pois está escrito que “o amor cobrirá todos os crimes” (Provérbios 10:12). No entanto, nossa natureza humana egoísta, que rejeita a exigência da natureza de nos conectarmos positivamente, querendo desfrutar às custas dos outros, nos posiciona uns contra os outros e é a causa básica de toda radicalização.

O ego humano opera em cada pessoa e grupo. Ele faz com que cada um de nós veja a si mesmo e aos grupos a que pertencemos como melhores do que os outros, dando origem a radicais dispostos a levar suas crenças ao extremo. Em última análise, o ego serve para destruir nosso mundo, e a radicalização é um de seus resultados naturais.

Quando entendermos que o ego humano é a causa raiz por trás de toda a nossa divisão, ódio e radicalização, então seremos sábios em nos concentrar em como nos elevar acima do ego. Então, não sentiremos necessidade de nos amarrarmos a nenhuma orientação específica, mas apenas a uma tendência que é fundamental para a natureza: a necessidade de nos elevarmos acima do ego humano, nos unirmos aos outros acima de todas as diferenças e ensinar e compartilhar o método para fazer isso.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.