“O Que As Pessoas Egoístas Têm Por Trás De Seu Ego? O Que Elas Fazem Se Alguém Quebrar Seu Ego E Entrar Nelas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora:O Que As Pessoas Egoístas Têm Por Trás De Seu Ego? O Que Elas Fazem Se Alguém Quebrar Seu Ego E Entrar Nelas?

Todas as pessoas são egoístas. O egoísmo é parte integrante da natureza humana. Ou seja, a natureza humana é o desejo de desfrutar, e o ego é a intenção de desfrutar às custas dos outros e da natureza.

Nosso desejo de desfrutar se divide em desejos individuais por comida, sexo e família, nos quais nosso desejo opera a fim de preservar a nós mesmos e à espécie humana; e desejos sociais por dinheiro, honra, controle e conhecimento, que são ativados por nossos desejos egoístas, onde queremos o que os outros têm. Nossos desejos sociais trazem todos os tipos de desenvolvimentos individuais, sociais e nacionais. Também temos um núcleo de desejo espiritual, que questiona o sentido e o propósito da vida e nos dá a sensação de que os desejos individuais e sociais não podem mais nos satisfazer. O aparecimento de cada nível sucessivo de desejo depende da extensão de nosso desenvolvimento.

É comum pensar que o ego é a causa de nossos problemas e crises, e que sem o ego, nossas vidas seriam muito mais pacíficas. No entanto, há uma razão muito boa para a existência do ego.

O ego é o que nos separa do reino animal. É o motor que está por trás de tudo o que fazemos. Embora realmente cause muitos danos, o ego nos tornou os seres mais poderosos e influentes do mundo. O problema com o ego é quando o aplicamos incorretamente. Ao contrário, quando usamos o ego de forma positiva, correta e benéfica, nossas vidas se tornam harmoniosas, equilibradas e pacíficas.

O que significa usar o ego de forma positiva, correta e benéfica?

Depende primeiro de descobrir como existimos em uma natureza interconectada e interdependente, que é um único sistema do qual somos suas partes. Quando nos sentimos como existindo em um único sistema, nos sentimos como pequenas partes de um sistema muito maior. Ao sentir a magnitude do maior sistema da natureza fora de nós mesmos, sentiríamos a necessidade de pensar e agir de forma a beneficiar esse sistema. Então, da mesma forma que células e órgãos tomam o que precisam para servir a todo o organismo do qual fazem parte, naturalmente começaríamos a desfrutar a vida por meio do cálculo de que desejamos beneficiar outras pessoas e a natureza por meio de nossa existência aqui.

Nossa sensação inata de vida é priorizar nosso benefício pessoal sobre os outros. Portanto, exigimos um novo tipo de educação – educação integral – que orienta nossa compreensão e sentimento da interconexão e interdependência da natureza. Essa é a chave para a criação de um mundo harmonioso de indivíduos felizes e confiantes, um mundo livre de todos os problemas causados ​​por permitir que nossos egos explorem, abusem e manipulem uns aos outros e à natureza sem hesitação.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.