O Caminho Entre O Bem E O Mal

562.02Devemos sempre procurar como equilibrar todas as nossas más qualidades, compensando-as com as qualidades da luz. “O amor cobrirá todos os crimes”, ou seja, devemos sempre construir a conexão certa entre todas as partes: dentro de nós e entre nós e o ambiente.

A Torá descreve as leis de como tratar a natureza inanimada, plantas, animais, pessoas e a força superior, o Criador, isto é, como organizar todos os cinco níveis de desejo de forma que a natureza tome a forma de uma esfera, perfeição.

Quando tentamos criar tal forma perfeita, revelamos sua fonte, a força superior, que criou tudo. Nossa vida começa com o Big Bang, com uma quebra completa, com uma força negativa que espalhou todas as partículas em todas as direções. Então, quando as partículas são coletadas e incorporadas umas às outras, a criação começa. É assim que precisamos ver o nosso trabalho: reunir todas as partes opostas da natureza e colocá-las juntas para que se apoiem.

O mal não desaparece porque o bem não existe sem o mal. Enquanto a humanidade não entender isso, ela se aproximará da guerra. Afinal, não entendemos as leis da natureza, segundo as quais nossa separação só aumentará e, além disso, devemos chegar à unidade e à conexão.

Uma criança pequena só pode aceitar coisas boas. Mas um adulto entende que é impossível sem problemas. Durante o desenvolvimento da pessoa, percebe-se que o mal não está fora, mas dentro de si, e para corrigir o mal é preciso compensá-lo com amor, com conexão. Não há nada além de separação e conexão.

“Paz” (Shalom) significa “perfeição” (Shlemut), conclusão. O mal permanece, porque veio do Criador. Mas pedimos ao Criador que nos dê uma segunda força, a boa, para construir uma linha intermediária entre o bem e o mal. Assim como o Criador não se relaciona com o mal ou o bem, nós também não nos relacionamos com o bem e o mal, mas queremos apenas nos organizar entre eles na linha do meio.

Nessa linha média, descobrimos o Criador cada vez mais ao trabalhar junto com Ele. Ao cobrir todo o mal revelado com o bem, chegamos à linha do meio e entendemos que tudo era para revelar o Criador e estabelecer uma conexão com Ele. Portanto, por meio da atitude de “todos os pecados serão cobertos com amor”, construímos um relacionamento com o Criador e alcançamos a integração com ele.

Da Lição Diária de Cabalá 08/02/21. “O Amor Cobrirá Todos os Crimes” (Preparação para a Convenção de 2021)