Fé: Sentir O Criador

276.02Baal HaSulam, Shamati, Artigo 34, “A Vantagem da Terra”: Assim, a pessoa deve acreditar que Sua orientação é benevolente, mas como a pessoa está imersa no amor próprio, isso induz a disparidade de forma nela, pois houve uma correção chamada a fim de doar, chamada de “equivalência de forma”.

A questão é o que significa que uma pessoa deve acreditar? Acreditar que o que lhe dizem é um absurdo. A autopersuasão também não vale a pena.

A fé se refere a sentir o Criador. Alcançar a fé é atingir o sentimento do Criador à luz de Hasadim. Se uma pessoa se mantém constantemente neste nível, ela não tem medo dos problemas que encontra na vida. Ela sabe de onde tudo vem e para onde tudo vai. Ela está em contato constante com a força superior. Esta é sua âncora, a raiz de sua existência.

Devemos, portanto, atingir o atributo de Bina, o atributo de doação, onde aderimos ao Criador mesmo na menor extensão. Então tudo, o que quer que sintamos, será como se conectar com a eternidade, com o fluxo eterno de nossos estados.

Pergunta: Por que se chama fé?

Resposta: Fé é o atributo de Bina – quando eu subo acima do meu ego e vejo tudo não dentro do meu egoísmo, mas acima dele.

Comentário: Acontece que o conceito de fé está totalmente distorcido em nosso mundo. Algo nos é dito e acreditamos cegamente.

Resposta: Em nosso mundo, algo me é dito e eu aceito isso como um fato. Isso está totalmente errado. A verdadeira fé é quando eu percebo a presença do Criador e minha conexão com Ele.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 22/12/19

Comente