Da História Das Fontes Primárias

137Comentário: A Torá apareceu há 1500 anos. Ela foi originalmente escrita como uma única frase, consistindo de 79976 palavras.

Em seu primeiro estágio, a Torá consistia em cinco livros. Então, se falamos sobre o Tanach, no período antes da destruição do Primeiro Templo, os Profetas foram escritos, e no período antes da destruição do Segundo Templo, as Escrituras foram escritas.

Em 1947, vários pergaminhos foram encontrados nas cavernas de Qumran, que pertencem ao mesmo período, mas por algum motivo não foram incluídos no Tanach.

Minha Resposta: Esses são pergaminhos de um tipo muito diferente. São diferentes dos que existiam na época da Grande Assembleia porque se referem ao primeiro século de nossa era, próximo ao fim da existência do país e da nação.

Comentário: De acordo com o Baal HaSulam, eles foram escritos por pessoas que não estavam em realização.

Minha Resposta: É muito difícil para nós entender essas pessoas. Mas ainda estamos um nível abaixo delas, desconectados da verdadeira Torá. Embora elas já estivessem em um estado de queda de seu nível, elas ainda sentiam a conexão espiritual.

Pergunta: Um Cabalista pode pegar um pergaminho, lê-lo e determinar quem o escreveu: uma pessoa que atingiu a espiritualidade ou não?

Resposta: Claro que pode. Mas isso não significa nada. Houve muitos que compreenderam o Criador em diferentes níveis, tanto após a destruição do Templo quanto após o exílio romano e grego do povo. No entanto, levamos em consideração apenas o que foi escrito antes do exílio. Estes são a Torá, os Profetas, as Escrituras, o Talmude e, é claro, O Livro do Zohar.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 03/06/19