Concordar Com Todos Os Estados

600.04Baal HaSulam, Shamati, 34, “A Vantagem de uma Terra”: Somente desta maneira podemos receber este deleite e prazer. A incapacidade de receber o deleite e o prazer que o Criador deseja dar evoca no receptor o ódio pela separação….

Devemos entender como nos aproximamos do Criador e como nos conectamos a Ele porque a equivalência e semelhança de propriedades, equivalência de forma, reside apenas no fato de que eu concordo com todos os estados em que estou, porque todos vêm do Criador.

Não considero esses estados bons ou ruins. Eu acredito que todos são totalmente idênticos, só que o Criador me balança de cima para baixo e de baixo para cima para que eu seja direcionado a Ele o tempo todo. E quando a mudança de estado não me afeta de forma alguma, é considerado que adquiri o poder da fé.

… e então ele pode discernir o grande benefício da equivalência de forma, e começa a ansiar por adesão.

Acontece que cada forma aponta para outra forma. Assim, todas as descidas em que se sente que chegou à separação são uma oportunidade para discernir entre algo e seu oposto.

Não podemos definir nenhum estado como bom ou mau, a menos que o alcancemos a partir de seu oposto. Apenas dessa maneira! O bem a partir do mal, o mal a partir do bem.

Mas se não sentimos essas diferenças e se não temos esse Delta Δ, a diferença entre os estados, não podemos medir ou sentir nada. No mesmo grau em que emoções negativas e positivas estão presentes dentro de uma pessoa e ela as atribui apenas ao Criador, sem anexar “bom” ou “mau” a elas, nesse grau elas irão ajudá-la a estar em unidade com o Criador e ela irá gerenciar seus estados corretamente.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 22/12/19