Como Não Aceitar Preconceitos?

629.3Pergunta: Nosso cérebro categoriza tudo o que sente. Destes, a categorização do que é conhecido como preconceito cresce. Ou seja, uma pessoa pensa em padrões e frequentemente toma decisões que estavam originalmente arraigadas nela. Às vezes, essas decisões podem ser erradas, injustas.

Os cientistas dizem que um dos métodos de prevenção do preconceito é parar uma pessoa a tempo e fazer-lhe as perguntas apropriadas. Basicamente, faça-a parar para que se pergunte: “Que suposições eu tenho? O que me influencia para tomar a decisão certa?”

Estamos sujeitos a preconceitos desde o nascimento. O que posso fazer a respeito? Como posso não sucumbir a isso?

Resposta: Eu acredito que nada vai ajudar, exceto o ambiente certo, que irá influenciar uma pessoa. Se alguém começar a se questionar, a se lembrar de alguns de seus esquemas, hábitos e padrões implantados desde a infância, não terá nenhum resultado. O único remédio é estar constantemente sob forte influência do ambiente certo.

Acontece que você só pode lutar contra o preconceito mudando-o para outro. Ou seja, uma pessoa está inicialmente sob a influência de uma sociedade, que forma algo nela. Então ela fica sob outra influência e isso forma algo novo nela.

Nada pode ser feito de outra forma. Então, haverá uma terceira sociedade, uma quarta e assim por diante, que a influenciarão cada vez mais. Porém, de cada ambiente, ela receberá o que a impregnou. Assim, ela começará a compreender tudo melhor e a subir degraus.

De KabTV. “Expresso de Cabalá”, 12/01/21