Cohens, Levitas, Israel

557Zohar para Todos, VaYera: “Você deve multiplicar a nação, deve aumentar sua alegria” são os sacerdotes. “Eles se alegrarão na Tua presença como com a alegria da colheita” é Israel, a quem o Criador abençoa com a colheita do campo e eles dão o dízimo de tudo. “Como se alegram quando repartem o despojo” são os levitas, que recebem o dízimo do celeiro.

O Criador é a qualidade de doação e amor. Alcançar o amor ao próximo é o mandamento principal, a base de toda a Torá, de tudo o que precisamos fazer. Se alcançarmos essa qualidade, nos tornaremos semelhantes ao Criador. Este é o propósito do nosso desenvolvimento.

Por que existimos agora, aqui, neste mundo? Para que possamos criar uma condição em que a qualidade de doação e amor, chamada de Criador, seja revelada entre nós, retornando a este mundo até alcançarmos a qualidade de doar ao nosso próximo.

No caminho para adquirir essa qualidade, temos várias forças que podemos de alguma forma variar, controlar e finalmente formar em nós mesmos. Existem apenas duas forças: a linha direita é a força de doação, a força do Criador, que podemos atrair se quisermos corrigir a linha esquerda, a força do egoísmo que existe em nós. Essas duas forças opostas são representadas por Cohen (sacerdote) e Levi.

A terceira força, a linha média, nós criamos a nós mesmos combinando as forças direita e esquerda para formar a partir de nós mesmos semelhança com o Criador, que é chamada de “Israel” (“Yashar El“, “direto ao Criador”), ou seja, aquele que almeja a semelhança com o Criador. Essa é a nossa tarefa.

Portanto, é dito: pegue tudo que puder do Cohen, da linha direita que ilumina algum tipo de luz sobre você, e tire tudo que puder da linha esquerda, do seu egoísmo.

Com a ajuda da linha direita, precisamos explorar a linha esquerda. Para separar o dízimo disso, a parte que você não consegue corrigir, porque é o seu egoísmo e é muito grande. Portanto, você pode corrigir noventa por cento dele, mas não pode corrigir os dez por cento restantes.

Ou seja, a correção desta parte é que você simplesmente a separa sem trabalhar em si mesmo. Feche os olhos, arranque-a de você e pronto. Desta forma, ela se corrige. Você pode corrigir os outros noventa por cento na linha direita porque sua força pode lidar com noventa por cento da linha esquerda.

Quando você as combina corretamente entre si, conectando todas as suas qualidades egoístas à intenção a fim de doar com a linha direita, você constrói uma linha média, que é chamada de “Israel – direto ao Criador”, de forma semelhante ao Criador.

Pergunta: O que significa “Você deve multiplicar a nação”?

Resposta: Significa elevar-se com seu trabalho. Quando você constrói a linha média, você está sempre se elevando nela, como se estivesse em um elevador, em uma semelhança cada vez maior com o Criador.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 6

Comente