Aza E Azael – Duas Forças Na Criação

546.02O Livro do Zohar, Chayei Sarah (A Vida de Sarah), Item 81: Balaão aprendeu com seu pai todos aqueles feitiços que ele fez. Mas ele aprendeu todos os encantos e todos os feitiços principalmente nas montanhas do leste, que são as terras do leste. Isso ocorre porque os reis Aza e Azael – que o Criador derrubou do céu porque reclamaram da criação do homem – moram nessas montanhas. Eles são amarrados com correntes de ferro e amuletos de alerta para as pessoas. E é de lá que Balaão conheceu, como está escrito: “De Aram, Balak me traz, o rei de Moabe das montanhas do Oriente,” o lugar de Aza e Azael.

Aza e Azael são duas forças na criação que canalizam luz sobre nossos desejos egoístas e os fortalecem. Portanto, é muito difícil para uma pessoa sair do egoísmo; ela vê reforço em seus desejos egoístas. Ou seja, posso usar meu egoísmo e sentir algumas realizações nele que me prendem constantemente como se eu estivesse preso a eles. Como está escrito: “Eles são amarrados lá com correntes de ferro e amuletos de alerta para as pessoas”.

“Mountanha — Har” vem da palavra “Irurim —dúvidas”. Eles surgem devido ao fato de que o egoísmo parece me dar algum tipo de satisfação. Se bem que cada vez que sinto que não estou preenchido, não alcanço certo estado de equilíbrio, conforto, ou algo de bom na minha vida, o ego me puxa, atrai-me, com certa luz.

Essa propriedade é transmitida a nós por meio das duas forças chamadas Aza e Azael. Eles já foram boas propriedades. Antes de pecar, eles estavam em doação, amor ao próximo, em conexão com as pessoas.

Como foi dito, antes de pecar, todas as pessoas eram como uma só nação e se sentiam como um todo comum, pois os órgãos de um corpo se sentem completamente interligados e entendem que não podem viver um sem o outro. E essa existência era natural para eles. Assim como uma mãe ama um filho, as pessoas costumavam se amar. Essas são formas de vida simplesmente incríveis, aparentemente completamente não naturais.

Mas elas existiam originalmente no nível espiritual. Então, quando este nível caiu no abismo do egoísmo, as forças que nos apoiavam na espiritualidade se transformaram em anjos egoístas impuros Aza e Azael.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 4