A Missão Do Baal Hasulam

623E aconteceu que nos dias da guerra, nos dias da terrível carnificina, eu orava e chorava amargamente a noite inteira. E eis que, ao raiar do dia, parecia que todas as pessoas do mundo se reuniram em um grupo diante dos olhos da minha mente. E um homem estava pairando entre elas com sua espada sobre suas cabeças, açoitando suas cabeças. As cabeças voaram para cima, e seus corpos caíram em uma grande bacia e se tornaram um mar de ossos. (Baal HaSulam “A Profecia”)

Do ponto de vista da Cabalá, estamos falando de processos muito grandes e sérios nas almas. Não são cabeças ou corpos, não são nossas mentes terrenas ou nossas qualidades.

Se falarmos de forma puramente alegórica, as pessoas, como se estivessem privadas de sua mente. Apenas seus corpos permanecem com elas, que caem para o nível mais baixo, o nível do nosso mundo. Elas são privadas da oportunidade de ressuscitar espiritualmente e, portanto, tornam-se espiritualmente mortas.

Por guerra, queremos dizer a guerra das forças do bem e do mal, entre as quais o homem está confinado. Nessa guerra, tudo depende de como a ação está indo, para onde a balança está se inclinando.

E uma voz clamou-me: “Eu sou o Senhor, Deus, que governa o mundo com grande misericórdia. Estenda a mão e pegue a espada, pois agora eu dei a você poder e força” (…) Farei de você um grande sábio e todos os sábios da terra serão abençoados em você, pois eu o escolhi como um sábio justo em toda essa geração, para curar o sofrimento humano com salvação duradoura”.

Baal HaSulam revela sua missão. O Criador, em vez de enviar um anjo para arrancar cabeças, dá a ele uma espada de dois gumes para que, pela força desta espada, apenas por uma força razoável e correta, ele possa trazer às pessoas outra ideia – correção – para dar-lhes, por assim dizer, uma cabeça diferente e para restaurar sua vida, para tornar diferente seu empenho em frente, isto é, para guiá-los no caminho da correção com a ajuda da mesma espada.

A espada simboliza a luz superior. Ela pode ser o veneno da morte e o elixir da vida.

Isso é o que Baal HaSulam sentiu e ele começou a implementar seriamente essa profecia.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 5

Comente