A Inveja É O Motor Do Desenvolvimento

565.01A inveja é uma ferramenta muito poderosa e importante para o avanço espiritual. É óbvio que em nosso mundo é impossível avançar sem inveja.

Uma pessoa olha para os outros e inveja não só as pessoas, mas também os animais. Ela quer voar como um pássaro e nadar como um peixe no mar. Devemos primeiro ver um exemplo de fora, e então nosso egoísmo também se iluminará para adquirir as mesmas habilidades.

Quanto mais desenvolvido o egoísmo em uma pessoa ou em uma nação, mais é invejoso e capaz de se desenvolver.

A inveja é uma qualidade especial que nos força a desejar não o que realmente nos falta, mas o que vemos nos outros. Isso nos ajuda a imaginar como seria bom se tivéssemos a mesma coisa que nosso vizinho tem. Tenho inveja do que a outra pessoa tem e começo a sentir falta também. E assim não há avanço sem inveja.

É muito importante usar a inveja agora, antes do grande Congresso, porque para aumentar nosso desejo, para acender o desejo de alcançar um objetivo elevado, precisamos adotar os desejos uns dos outros e combiná-los. Isso requer inveja, que é peculiar apenas ao homem. Os animais quase não estão familiarizados com a inveja, e mais ainda com as plantas ou a natureza inanimada. Somente em um determinado estágio de desenvolvimento o desejo de desfrutar começa a sentir o que o próximo tem. E mesmo que eu pessoalmente não precise ter a mesma coisa que o outro tem, se eu vejo como ele a aprecia, meu egoísmo também se acende para conseguir e desfrutar.

Normalmente, quanto maior o desenvolvimento, maior a capacidade de invejar, o que ajuda a um desenvolvimento mais rápido. Portanto, se vemos que não temos vontade suficiente de avançar para a meta da criação e realizar nosso propósito na vida, para corrigir nossa alma, então precisamos nos voltar para a sociedade, como se diz: “Eles ajudaram cada um a seu amigo”. Todos podem mostrar aos outros um exemplo a ser invejado e aumentar o desejo limitado de alguém.

A inveja na Cabalá é uma qualidade boa, não má. Portanto, todos devem dar aos outros um motivo de inveja, devido ao qual o desejo de desfrutar crescerá e nos permitirá alcançar um objetivo elevado mais rapidamente. Tendo inveja do meu amigo, não quero menosprezá-lo de forma alguma para que ele também não tenha o que eu não tenho. Fico feliz em adotar dele desejos e ações adicionais.

A inveja costumava levar a guerras. Mas precisamos aprender a usar a inveja de maneira adequada para que, em vez de lutarmos uns com os outros, possamos lutar para superar a inveja e avançar em direção a um objetivo comum.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 15/02/21, “Inveja”

Comente