A Essência Da Natureza Humana

115.06Pergunta: As pessoas lutaram pela liberdade durante toda a vida. A Declaração dos Direitos Humanos diz: “No exercício de seus direitos e liberdades, todos devem estar sujeitos apenas às limitações determinadas por lei, exclusivamente com o propósito de garantir o devido reconhecimento e respeito pelos direitos e liberdades dos outros e de reunir os justos requisitos de moralidade, ordem pública e bem-estar geral em uma sociedade democrática”. Você concorda com isso?

Resposta: Na medida em que não vá além da natureza.

O problema é que as pessoas proclamam o slogan “liberdade, igualdade, fraternidade” com base no que entendem de acordo com a formação que receberam, o que está diante delas na vida. E a Cabalá fala sobre as leis da natureza. Isso é muito mais amplo e pode soar diferente.

Do ponto de vista da natureza, uma pessoa não pode ser livre porque está em seu egoísmo. Como saímos dele? Esse é o problema. Eu sou assim por natureza, ele é diferente: gentil, zangado, nervoso, invejoso, etc. Temos muitos tipos de qualidades boas e ruins. O que deveríamos fazer?

Pergunta: Em geral, essa é uma questão filosófica. A natureza do homem é má ou boa?

Resposta: É absolutamente irritada, porque só penso em meu próprio benefício. Talvez eu não deseje mal à outra pessoa, mas se for bom para mim, então irei machucá-la. Existe uma “área cinzenta” aqui.

Do ponto de vista da Cabalá, uma pessoa que existe neste mundo é má! Portanto, é dito na Torá que a natureza humana é o desejo egoísta de desfrutar à custa de qualquer pessoa. É assim que fomos criados! Se a comida, a saúde e a reprodução de um animal são limitadas por seu instinto, a pessoa deseja engolir o mundo inteiro.

Portanto, não temos liberdade de ação. Somos governados por uma inclinação ao mal. Quer queira quer não, você vai usar os outros, porque nasceu assim. A isso, é claro, acrescentamos a educação, as leis restritivas, a opinião da sociedade, mas, em geral, a própria pessoa é má.

A Torá diz: a inclinação ao mal de uma pessoa vem de sua essência. Mesmo antes de ela nascer, já existe mal nela.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 29/04/19