“A Chave Para O Sucesso Na Vida” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “A Chave Para O Sucesso Na Vida

John Lennon escreveu uma vez: “A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”. A história de sua vida prova que ele estava certo. Mas hoje, a vida da maioria de nós prova que ele estava certo. Na verdade, parece que a natureza fez questão de perturbar a vida de toda a humanidade.

A Covid-19 fechou nossa economia, cultura, educação, entretenimento, quase colapsou o sistema de saúde, intensificou as tensões políticas e raciais, aumentou a agressão e a violência, interrompeu a produção de alimentos e as cadeias de abastecimento e despedaçou famílias. Mesmo quando diminuiu e pudemos retomar a atividade, diminuiu apenas ligeiramente e voltou com força total cada vez que tentávamos retornar à normalidade familiar da era pré-Covid. O que começou como um tipo de gripe ruim superinfecciosa que afeta principalmente os idosos e aqueles com sistema imunológico deficiente se transformou em uma ameaça a todos, em todas as idades, e é simplesmente contagiosa demais para ser contida e perigosa demais para ser ignorada.

O meio ambiente pode nos beneficiar mais do que nós mesmos. Tudo o que precisamos fazer é pensar no benefício do sistema, e o sistema funcionará a nosso favor.

Agora, mesmo se quisermos voltar à normalidade, será um normal muito pálido, anêmico e bastante patético em comparação com a vida acelerada que tivemos até o início da década atual. Parece que a natureza está nos punindo e insiste em nos negar os prazeres da vida.

Mas só parece assim. Quando um pai repreende um filho por não fazer o dever de casa, o pai não quer punir o filho, mas ajudar! Todos os pais sabem, e muitos de nós nos lembramos da infância, que, a menos que sejamos pressionados, não queremos trabalhar duro. E como o dever de casa é um trabalho árduo e indesejável, as crianças o odeiam e não o farão sem a pressão dos pais. Para os pais, isso é educação; para as crianças, isso parece um castigo. Mas se as crianças pudessem ver os benefícios que colherão com seus esforços, fariam seu dever de casa com muito mais disposição.

É isso que a natureza tem feito por nós desde a virada da década. Ela tem nos encorajado a estudar e nós reclamamos de seus castigos. Ela não está nos punindo; está nos conduzindo na direção certa.

Por meio de sua pressão, a natureza está nos contando os fatos básicos da vida: tudo só prospera quando está sincronizado com o ambiente. Isso se aplica a todos os níveis de realidade, desde ondas através de todo o mundo material, até os níveis não materiais de pensamentos, sentimentos e espírito. Sincronia significa que tudo opera como parte de um sistema. O sistema oferece absolutamente tudo o que cada unidade precisa. No nível animado, isso se refere à comida, abrigo e reprodução. No nível humano, isso significa muito mais. O sistema em que estamos nos fornece nossas necessidades físicas, de nível animal, mas também nossas necessidades humanas, como educação, entretenimento e cultura.

Se olharmos de perto, veremos que essas necessidades de nível humano são exatamente o que a Covid vem perturbando no último ano. Essas necessidades são exatamente para onde estávamos nos conduzindo erroneamente, e a natureza as parou e nos permitiu ver o que fizemos de errado para que possamos redirecionar para onde possamos encontrar uma satisfação duradoura, sustentável e mais profunda.

Na verdade, temos andado na direção errada: para dentro. É como se estivéssemos olhando para nossos próprios corpos e nos perguntando por que tudo parecia tão obscuro. Cada plano que tínhamos feito tinha a intenção de agradar apenas a nós mesmos e (na melhor das hipóteses) às pessoas mais próximas de nós. Ignoramos o sistema, planejamos nossas vidas como se ele não existisse, ou (pior) existisse apenas para nos servir, quando na verdade o sistema é nosso pai; estamos nele, ele nos nutre e dele dependemos para tudo. Se o estragarmos, invariavelmente prejudicamos a nós mesmos. Portanto, não é de se admirar que a vida, ou seja, o sistema, aconteça enquanto fazemos outros planos para nós mesmos. Como pode ser diferente, se estamos fazendo planos para nossa própria felicidade egoísta enquanto a vida planeja fazer todos felizes?

Se quisermos planejar um bom futuro para nós mesmos, devemos primeiro reconhecer a “vida”, ou seja, o sistema integral e interconectado em que estamos. Se aprendermos como nos conectar positivamente com nosso ambiente, particularmente nosso ambiente social, em vez de negativamente – a fim de explorá-lo para benefício pessoal – o meio ambiente nos beneficiará. O meio ambiente pode nos beneficiar mais do que nós mesmos. Tudo o que precisamos fazer é pensar no benefício do sistema, e o sistema funcionará a nosso favor.

Isso é o que a natureza está tentando nos ensinar. A vida tem um plano para nós, uma direção clara. Se planejarmos junto com a vida, a vida não será o que acontece enquanto fazemos outros planos, que, no final, só nos prejudicam.