Uma Orientação Espiritual Para O Criador

278.01Baal HaSulam, Shamati #70, “Com Uma Mão Poderosa E Com Fúria Derramada”:

Ele disse que devemos saber que, daqueles que desejam entrar na obra do Criador a fim de realmente aderir a Ele e entrar no palácio do Rei, nem todos são admitidos. Em vez disso, ele é testado: se ele não tem outros desejos, mas apenas um desejo por Dvekut [adesão], ele é admitido.

E como alguém é testado se tem apenas um desejo? Ele recebe distúrbios. Isso significa que ele recebe pensamentos estranhos e mensageiros estranhos para obstruí-lo, para que ele deixe este caminho e siga o caminho de todas as pessoas.

No movimento em direção ao Criador, devo adquirir a direção certa em direção a Ele. Mas eu não vejo isso. O Criador só é descoberto no final do meu esforço. Estou caminhando na escuridão a cada passo do caminho e gradualmente O descubro como resultado de minha orientação correta. Mas como podemos fazer isso da maneira certa? Para fazer isso, devo olhar através de dois pontos para acertar um terceiro ponto, como faria com a mira de um rifle.

Se estou olhando por meio de uma única intenção, isso não basta, devo combinar uma segunda intenção a ela e poderei acertar o alvo.

Portanto, preciso de alguns pontos de orientação no caminho espiritual. Se eu tiver três componentes: eu mesmo, um grupo (a “Dezena”) e um professor (o “Rav”), posso ter certeza que “encontrarei” o Criador.

Devo me integrar totalmente a um grupo para fazer isso, de modo que minha dezena se torne uma única unidade. Desta forma, sou guiado pelo mesmo método que todo o grupo está recebendo do professor, e mesmo que não saibamos nada sobre o Criador, podemos ter certeza de que estamos apontando para Ele.

Pergunta: Como meu olho físico (o ego) pode sentir e ver a direção espiritual por meio de características que são opostas às minhas?

Resposta: Este não é um olho físico, mas um coração e uma mente, minha atração pelo objetivo.

Assim como olhamos intencionalmente quando queremos encontrar um objetivo físico, também queremos encontrar um objetivo espiritual através de nós mesmos. É especificamente através do contraste dessas características que eu me dirijo ao Criador e me mudo gradualmente de tal forma que de acordo com a equivalência das características eu começo a descobri-Lo. Isso está trabalhando para meu benefício e está mudando minhas características.

De KabTV “Fundamentos da Cabalá”, 09/12/18