Saímos Do Egito A Cada Segundo

747.02Toda a Torá escreve apenas sobre como sair do desejo egoísta e entrar no desejo de doação, o que significa sair do Egito. Portanto, todo o método de correção espiritual está associado ao Egito. Todos os dias, em cada ação, uma pessoa deve se lembrar de como saiu do Egito.

Com cada uma de nossas ações, queremos nos elevar acima das qualidades egoístas que são cada vez mais reveladas em nós a cada segundo. Acontece que estamos sempre saindo do nosso egoísmo, do Egito, seja física ou mentalmente.

O êxodo físico do Egito pode ser uma história antiga, mas não se trata de história e geografia. Trata-se de qualidades humanas. Eu estou constantemente descobrindo um novo egoísmo em mim mesmo e devo sempre elevar-me acima dele, o que é chamado de sair do Egito. Cada ação e esforço que fazemos é direcionado a como escapar da escravidão egípcia.

Para este êxodo, todos devem estar juntos. As pragas do Egito vieram com esse propósito, e o primeiro golpe ocorreu ainda mais cedo entre os filhos de Jacó e os forçou a descer ao Egito.

Os irmãos não queriam se juntar a José, cujo nome significa “coletor”, ou seja, uma qualidade especial que deveria nos unir. Eles não queriam se unir, então venderam José como escravo egípcio. Mas daí, por causa da fome e adversidade, eles próprios foram forçados a descer ao seu egoísmo, ao Egito, e quando encontraram José lá, eles se uniram.

A Torá nos fala sobre todas as situações que podem surgir no processo de nosso trabalho na conexão em dezenas e como começar a apreciar a qualidade de José devido à conexão correta.

Então de José chegamos a Moisés (da palavra “Moshech, puxe”). Afinal, Moisés foi puxado para fora das águas do Nilo ainda bebê, e por outro lado, ele tira todo o povo de Israel, todos que querem sair do seu egoísmo, do Egito, para o Criador.

“Terra (Eretz)” significa “desejo (Ratzon)”, e “Israel (Yisrael) significa direto ao Criador (Yashar Kel). Desde a primeira introdução à ciência Cabalística até o fim da correção, estamos preocupados apenas em como sair do nosso egoísmo, isto é, sair do Egito.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/01/21, “Capítulo Shemot

Comente