Quando Os Cabalistas Riem

288.1Comentário: O homem é o único animal que ri. São 50 tipos de risos: contagiosos, irreprimíveis, homéricos, risos de cócegas, risos de lágrimas e risos de si mesmo, que é o riso mais sofisticado. Dizem que rir de si mesmo é para os fortes.

Minha Resposta: Claro.

Pergunta: Em muitos países, há palhaços que vão às enfermarias dos hospitais e até curam pessoas com o riso. Uma ciência chamada gelotologia tenta entender como o riso aparece. Ou seja, é fácil entender como as lágrimas aparecem, mas é muito mais difícil entender como o riso aparece.

Podemos falar um pouco sobre o riso e o humor em sua vida?

Resposta: Não sou do tipo que ri com frequência.

Comentário: Mas às vezes você gosta de ler piadas.

Minha Resposta: Não gosto de piadas, gosto de sagacidade, uma reviravolta inesperada quando a mente brilha e mostra que pode ver tudo de dentro para fora.

Pergunta: O riso é realmente uma coisa curativa e sublime?

Resposta: Sim, claro. A pessoa se eleva um pouco acima de seu egoísmo, apesar disso. E isso, é claro, a cura e salva.

Comentário: No passado, falavam com desdém sobre os comediantes: “Para escrever tragédias, sim; mas comédias, mais ou menos”.

Minha Resposta: Comediantes são trágicos de dentro para fora. Ou seja, eles sentem isso e aquilo por dentro. O fato de divertirem os outros não significa que eles próprios não tenham empatia com o oposto.

Comentário: Provavelmente, os melhores comediantes são aqueles que experimentaram depressão.

Minha resposta: Sim. Eles agem apesar de si mesmos.

Comentário: Diga algumas palavras sobre essa coisa sublime – sobre o humor.

Minha Resposta: Humor não é apenas rir de si mesmo; é elevar-se acima do egoísmo, acima do qual a pessoa geralmente não pode se elevar. E devemos cuidar para que isso seja feito com gentileza. Porque odiar a si mesmo não é um problema. Mas fazer tudo parecer gentil não é fácil.

O humor deve ser tal que, primeiro, não faça mal a ninguém. Rimos de nossa natureza, de quem somos, do que somos. E temos inteligência suficiente, precisamente como humanos, para rir de como somos animais. Geralmente é com gentileza, condescendência e positividade.

Comentário: Existem satíricos que desprezam um pouco os outros.

Minha Resposta:  Isso não é sátira, isso é um insulto. Isso não é humor.

Comentário: Mas muitas pessoas adoram.

Minha Resposta: Este é um assunto diferente. As pessoas adoram porque isso as anima. Isso não se aplica mais a se levantar, ver um pouco a si mesmo, sua natureza, e tratar tudo com gentileza. Não. Tudo o que é humor verdadeiro não deve causar atitudes particularmente duras e negativas em qualquer pessoa.

Pergunta: Ou seja, nem ela nem qualquer outra pessoa devem ser humilhadas?

Resposta: Sim. Eu acho que esta é uma propriedade inata especial do homem. E se uma pessoa não tem essa propriedade – ela pode ser o analista mais forte e inteligente em todos os outros assuntos, mas não tem humor – isso significa que ela carece de uma qualidade humana.

Além disso, isso pode ser não apenas desenvolvido, mas também suprimido. Muitos militares e políticos perdem o senso de humor. Eles estão tão ocupados com o autocontrole que o suprimem inicialmente, instintivamente, a priori.

Pergunta: Como pode ser que existiu e de repente desapareceu?

Resposta: Isso pode acontecer. Uma pessoa pode ensinar a si mesma que não pode se relacionar com o mundo, com a vida, com todos os tipos de mensagens dessa maneira.

Pergunta: Se fosse possível ensinar uma ciência tão difícil como a Cabalá contando piadas e histórias, você acha que isso a diminuiria ou não?

Resposta: Não, não acho que seja possível. Mas os Cabalistas amam o humor, eles o apreciam. O riso na Cabalá é uma ascensão acima de si mesmo porque o que parece negativo em nosso nível parece alegre e positivo no próximo nível.

Portanto, esses estados nos forçam a subir e já rir de nossas fraquezas, de nosso pequeno egoísmo, acima do qual fomos capazes de nos elevar com a ajuda do Criador, e agora nos alegramos com isso.

Pergunta: Você acha que vamos rir do que está acontecendo agora? O mundo agora está passando por uma era difícil e tumultuada. Vamos rir dessa vez e nos alegrar?

Resposta: Claro que vamos. Naturalmente. Todos veremos o que passamos e aonde chegamos. Então todos ficarão cheios de alegria e risos. E uma risada grande, exultante e saudável encherá os céus.

De KabTV, Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 30/11/20

Comente