“Por Que Somos Estoicos Em Relação Aos Dois Milhões De Vítimas Fatais Da Covid” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Por Que Somos Estoicos Em Relação Aos Dois Milhões De Vítimas Da Covid

No ano passado, cerca de dois milhões de pessoas morreram da doença do coronavírus. No entanto, quão alarmados estamos? Vamos encarar, não estamos. Estamos terrivelmente ansiosos com o fechamento de empresas, cinemas, estádios esportivos, escolas e outras privações de entretenimento e envolvimento, mas e os dois milhões de vítimas do vírus? Somos bastante estoicos sobre isso.

Na verdade, se você considerar a população global, dois milhões de vítimas da Covid-19 não é muito. Nós tratamos isso como um fenômeno natural, um caso de força maior, por assim dizer, então estamos bastante calmos sobre isso.

Mas há um problema maior aqui: esquecemos o propósito da peste e, por causa disso, já estamos preparando o próximo golpe, que será mais doloroso e mais disseminado que até mesmo o coronavírus. Se tudo o que nos interessa é não poder ir aos bares e ao cinema, atrairemos para nós mesmos um desastre pior do que o vírus, algo que nos obrigará a procurar a raiz dessas catástrofes, e não depositar nossas esperanças nas vacinas que só são boas até a próxima mutação resistente aparecer.

A causa principal da peste são nossas relações corruptas uns com os outros. Essas relações não estão apenas destruindo o tecido da sociedade, como estamos vendo agora em todos os Estados Unidos. A exploração e a má vontade estão destruindo o tecido de nosso mundo inteiro. Elas são prejudiciais à nossa sociedade, ao nosso planeta, à nossa saúde e a todas as espécies animais. Elas nos impedem de cooperar para o benefício de toda a humanidade; elas não nos deixam trabalhar ombro a ombro para salvar nosso planeta. A desconfiança não nos permite curar as feridas de nossa sociedade, o que leva à violência, agressão, intolerância, pobreza, depressão, abuso de substâncias e guerras.

Nosso maltrato mútuo nos faz maltratar tudo ao nosso redor: o solo, a água, o ar, as plantas, os animais e as pessoas. Todos sofrem porque nos odiamos e reagem de acordo. É por isso que as tempestades estão ficando mais intensas, os incêndios mais generalizados e comuns e as pestes se espalham mais rapidamente e aparecem mais cedo do que nunca. A mensagem de todas é clara: conserte suas relações ou elas os destruirão.

Não temos a prerrogativa de sermos estoicos em relação às vítimas da Covid-19 porque isso destrói nosso futuro. Se corrigirmos nossas relações, isso acalmará as provações que acabei de mencionar e encontraremos a paz, paz de espírito. Caso contrário, teremos um ano muito ruim e uma década ainda pior.