“Por Que O Despertar Espiritual É Tão Doloroso?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que O Despertar Espiritual É Tão Doloroso?

A hora mais escura da noite é antes do amanhecer. Da mesma forma, os autores do Zohar afirmaram que os tempos mais sombrios da humanidade virão antes de seu despertar espiritual.

Os Cabalistas Rav Isaac Luria (o Ari) e Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) apontaram a época a que o Zohar estava se referindo do final do século XX até o século XXI.

O Baal HaSulam se referiu à nossa era como “a última geração”. A frase descreve um estado espiritual elevado, que é o último e mais elevado de todos os estados espirituais, e não como pode parecer, ou seja, como um tempo de tragédia apocalíptica.

É em nossa era, afirmam os Cabalistas, que entraríamos no início da ascensão espiritual e, finalmente, atingiríamos o estado final da evolução humana.

No entanto, para que ocorra uma transformação espiritual positiva, precisamos também nos aplicar voluntariamente a um processo de transformação espiritual.

É como se vivêssemos atualmente as dores do parto em uma nova era e geração e, como acontece com qualquer nascimento, o processo é bastante difícil e desafiador.

Até a nossa era, estávamos nos desenvolvendo de acordo com os desejos corporais de comida, sexo, família, dinheiro, honra, controle e conhecimento, e em nossa era, começamos a sentir um novo desejo que não podemos identificar como os outros desejos. Em vez de nos sentirmos atraídos para um estado novo e superior, preferimos sentir uma insatisfação crescente em nosso estado atual, de que os desejos que temos não conseguem nos satisfazer. Nos tornamos cada vez mais divididos e ressentidos uns com os outros quanto mais temos dificuldade em nos realizar.

Tal é o despertar de um novo desejo espiritual entre nossos desejos corporais. Em última análise, tal desejo surge para que busquemos como realizá-lo, mas para isso, necessitamos de influências educacionais e sociais que orientem esse desejo para sua realização.

Até que descubramos e implementemos um método para cumprir esse novo desejo, quanto mais tentarmos cumpri-lo com nossas abordagens e ensinamentos anteriores, mais enfrentaremos crises.

É por isso que nosso despertar espiritual inicial é tão doloroso – porque sentimos uma necessidade crescente de espiritualidade sem orientação sobre como nos relacionar da melhor forma com essa nova necessidade.

Sem a orientação de um novo método para nosso desejo espiritual emergente, nos vemos enfrentando mais problemas e crises em todas as escalas, em escalas pessoais, sociais, econômicas, ecológicas e globais.

A sabedoria da Cabalá foi desenvolvida especificamente como um método para satisfazer esse desejo emergente. Embora tenha aparecido pela primeira vez há 5.000 anos, os Cabalistas a mantiveram em segredo ao longo das gerações, pois sabiam que a humanidade ainda não havia amadurecido em sua necessidade de sabedoria. No entanto, os principais Cabalistas, como os autores do Zohar, o Ari e o Baal HaSulam, especificaram nossa era como aquela em que a humanidade em massa se tornaria pronta para a sabedoria e estaria aberta ao ensino que ela fornece.

Em outras palavras, nossa era é caracterizada como a escuridão antes do amanhecer, e precisamos apenas aprender a guiar nosso desejo recém-emergente em uma direção espiritualmente produtiva, a fim de inverter as sensações dominantes de nossa era daquelas de problemas e crises, para estados superiores de conexão e sublimidade que nunca experimentamos antes.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Foto de Rick Medlen no Unsplash

Comente