“Podemos Suavizar O Ataque” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Podemos Suavizar O Ataque

O Dr. Martin Luther King Jr. disse: “Nada em todo o mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez de consciência”. O ano de 2020, que a revista Time apelidou de “pior ano de todos os tempos”, mal acabou, mas já parece que 2021 vai “superar” o anterior em termos de infortúnios. Parece que a natureza lançou um ataque total à humanidade e não vai desistir até que nos mate a todos ou nos rendamos. Mas, como sempre acontece com a ciência e a humanidade, quando não entendemos a relação de causa e efeito, chamamos isso de milagre ou coincidência. Isso não faz sentido. Se você dirigir contra o tráfego, será atingido. O acidente não será uma coincidência; será um resultado direto de sua estupidez, como MLK apontou.

A natureza tem uma direção muito clara, um fluxo de tráfego muito claro que existe desde o início dos tempos: tudo se move em direção à conexão. Quanto mais evoluída uma criatura, mais complexidade ela demonstra. Isso se manifesta em todos os níveis da natureza, desde o nível subatômico, passando pelo corpo humano, até o ecossistema da Terra e em todo o universo. Tudo está interligado e funciona perfeitamente dentro do sistema. Por sua vez, o sistema a protege e apoia seu desenvolvimento contínuo.

Somente nós, humanos, estamos dirigindo contra o tráfego. Quanto mais evoluímos, mais nos esforçamos para ser indivíduos, separados, alienados de tudo e de todos. Quanto mais insistimos em nosso individualismo, mais golpes sofremos justamente por estarmos nos movendo contra o trânsito. Se continuarmos a insistir, teremos um acidente de carro fatal; não deve haver dúvida sobre isso.

Nossa ignorância da corrente da natureza e nossa estupidez em insistir em não aprender sobre ela infligiram a nós todos os golpes que sofremos até agora, e infligirão a nós os golpes que estamos destinados a sofrer no futuro. É uma pena terrível, pois realmente não precisava ser assim. Tudo o que precisamos é reconhecer que também devemos evoluir para a conexão, em vez da divisão e separação. Isso é tudo o que precisamos para nos alinhar com o fluxo de evolução da natureza. Isso fará com que os golpes que estamos sofrendo agora por seguirmos na direção oposta se tornem um vento de cauda que nos empurrará para novas alturas e conquistas inimagináveis.

O aparente “ataque” da natureza é realmente obra nossa. Podemos suavizá-lo e até mesmo revertê-lo em nutrição se apenas abrirmos os olhos, descartar nossa ignorância, abandonar a divisão e abraçar a conexão que é a qualidade mais inerente da natureza.

Comente