O Que Traz Alegria Para Um Cabalista?

293.2Pergunta: Se um Cabalista vê como pessoas completamente diferentes se unem e nesta unificação umas com as outras revelam a força chamada de “Criador”, isso lhe traz alegria. E se as pessoas simplesmente se unissem sem revelar o Criador?

Resposta: Quando as pessoas se unem não para uma boa participação, um bom objetivo, isso se manifesta como uma atitude negativa para com o Criador.

Comentário: Digamos que elas se reúnam para ouvir uma sinfonia ou assistir ao futebol.

Minha Resposta: Se ao mesmo tempo elas não perseguem o objetivo de prejudicar alguém, isso também é bom.

Quando meu professor e eu passávamos de carro pelo estádio onde estava acontecendo uma partida de futebol e de onde vinham os barulhos, ele sempre dizia: “Este lugar deve ser respeitado porque o jogo traz alegria às pessoas”.

Pergunta: Ou seja, qualquer tipo de unificação que preenche as pessoas é chamado de alegria, e o próprio Cabalista se alegra com essa emoção positiva ao olhar para elas?

Resposta: Sim. E se ele mesmo causa tais emoções em outras pessoas por meio de sua participação, então, naturalmente, ele se alegra com seus resultados positivos.

Pergunta: Rabash escreve que a alegria sempre pode ser adicionada. Não existe tal estado quando uma pessoa diz: “É isso, tenho o suficiente”. Alguém sempre carece de algo?

Resposta: Sim, porque não temos satisfação absoluta, alegria plena. Em princípio, gostaríamos de chegar a esse estado, mas é puramente utópico.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 03/04/19

Comente