“O Que Significa ‘Deixar Ir’ Espiritualmente?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Significa ‘Deixar Ir’ Espiritualmente?

“Deixar ir” e “fluir com a corrente espiritual” significa não se opor ao processo espiritual. Porém, o ego é uma grande interferência ao simplesmente “deixar ir” espiritualmente, pois constantemente desperta suas queixas e demandas.

Portanto, “deixar ir” espiritualmente é mais difícil do que pode parecer. Não significa simplesmente não fazer nada e deixar que nossos instintos egoístas nos controlem. Pelo contrário, significa aceitar com alegria tudo o que acontece conosco e com o mundo, visto que tudo emana de uma única força que deseja apenas beneficiar, amar e se preocupar com todos e com tudo, e não ter nenhum indício de crítica a essa força.

Pode parecer que não há nada fora do comum em tal processo, apenas aproveitar a vida tanto quanto possível. No entanto, é de fato muito complexo, porque “deixar ir” espiritualmente significa estar em completa unificação com a força espiritual de amor, doação e conexão.

A unificação completa com essa força significa que concordamos e justificamos sua intenção de fazer apenas o bem para nós, enquanto somos feitos para suportar incontáveis ​​estados contraditórios a essa bondade. Nesses estados, naturalmente discordamos da natureza, do mundo, da vida e dos inúmeros problemas e crises que enfrentamos. Em outras palavras, discordamos constantemente de “deixar ir” espiritualmente, pois sempre há alguma situação que vem à tona para nos fazer sentir mal.

Somos colocados em estados difíceis e contraditórios de propósito. Os Cabalistas descobriram como a única força de amor, doação e conexão, que eles chamam de vários nomes, incluindo “o Criador” e “natureza”, nos envolve através de tais estados precisamente para nos guiar para sua descoberta.

Então, como podemos aceitar tudo com calma e “deixar ir” espiritualmente? Só é possível mudando a nós mesmos, de modo que ao invés de perceber através de nossas lentes egoístas inatas, desenvolvamos novas lentes altruístas que nos permitem perceber como o Criador faz, ou seja, apenas com a intenção de amar, cuidar, dar e conectar positivamente. Com essa transformação, podemos alcançar uma existência harmoniosa, um estado de repouso absoluto. Esse conceito de descanso e harmonia absolutos, entretanto, é o oposto de como nos referimos ao descanso e harmonia de acordo com nossas definições corporais. É um descanso e harmonia construídos a partir de nosso progresso acima da velocidade da luz, participando de inúmeras mudanças: a qualquer momento, aplicando uma intenção de amar, doar e conectar-se positivamente, passamos por bilhões de mudanças por meio da aceitação completa da providência da única força de amor e doação. Pensamos logicamente enquanto nos empenhamos em restringir e superar nossas reclamações e demandas egoístas, o que nos funde com um estado de repouso e perfeição absolutos.

Baseado em uma palestra, “Segredos do Livro Eterno”, em 29 de julho de 2013. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Foto de Максим Степаненко no Unsplash.

Comente