O Jogo Mais Importante

259.02Um jogo parece um assunto frívolo. Mas se um jogo é o meio para passar do nível animado ao humano, então é a coisa mais importante em nosso desenvolvimento, na sociedade humana.

Afinal, ensinamos as crianças por meio de jogos, criamos as pessoas a partir dos animais para que se adaptem à sociedade e ao tempo em que vivem; nós as ensinamos a ter a atitude certa em relação ao mundo ao seu redor e às pessoas ao seu lado. Tudo isso determina o grau de humano.

Portanto, o mais importante é brincar, estudar e adaptar uma pessoa ao mundo. E o mais importante é educar uma pessoa e alinhá-la com o mundo superior, o que também é chamado de jogo. E devemos tratar isso como a ocupação mais séria.

Se construirmos corretamente nossa relação com o mundo superior, ou melhor, com o Criador, nos aproximamos Dele. E ao longo do caminho, nós O estudamos, O compreendemos, entramos em conexão com Ele, em uma comunicação mútua, até que nos fundamos com Ele e alcancemos a equivalência total de forma.

Portanto, o jogo de palavras parece frívolo, mas na verdade é a ocupação mais séria. Todas as mudanças que queremos fazer no mundo dependem apenas de mudarmos a nós mesmos durante o jogo. Nada muda fora de nós, mas apenas em nossa percepção.

O mundo é minha sensação. E o jogo é o meio pelo qual podemos facilmente fazer mudanças internas para não nos perdermos e mudarmos a cada vez para um novo nível de percepção cada vez mais avançado.

É possível que os estados futuros não me atraiam muito porque devo amar aqueles que agora odeio ou pelo menos sou indiferente. E devo me tratar de forma diferente de antes, adquirir novas qualidades e pensamentos, preferir alguns e rejeitar outros. Para fazer isso, preciso de exercícios que eu mesmo devo atribuir e realizar, ou seja, executá-los.

Devo estabelecer constantemente quais estados desejo passar; isto é, devo puxar meus desejos e pensamentos, meu egoísmo, para novos estados. Na sabedoria da Cabalá, estudamos como construir jogos por meio dos quais cresceremos. E o jogo mais importante é no grupo.

Com a ajuda do jogo, podemos mudar de um estado confortável para um estado que não nos parece muito agradável: doar, amar, conexão. Esses estados passarão de indesejados a desejáveis, de repulsivos a atraentes, de odiosos a amados. Todas as mudanças ocorrem devido ao fato de que nos imaginamos em novos estados, construímos sistemas e, gradualmente, mudamos e nos transformamos em novas pessoas.

O que costumava parecer nojento: doação, amor, envolvimento, agora parece o mais atraente e bom. O que era odiado e rejeitado torna-se desejável, e estamos prontos para fazer qualquer coisa para alcançar um novo estado.

O jogo é uma transição do estado atual para o desejado ou até mesmo não desejado. O meio de mudar de um estado para outro é chamado de jogo no qual devo ser um especialista e melhorar minhas habilidades a cada vez.

E se eu mudar a mim mesmo com este jogo, o mundo inteiro mudará como resultado disso. Começo a mudar minhas prioridades e avalio tudo de forma diferente de acordo com minhas mudanças. Portanto, por meio de tal jogo, eu não me ajusto ao mundo, mas mudo, corrijo e melhoro o mundo.

Se pudermos jogar para mudar nossos estados, então este é o meio mais eficaz de atingir a meta e está no centro de todo o nosso trabalho.

Crescemos como crianças – conforme eles crescem, seu mundo muda. Você não pode se considerar um adulto e não está sujeito a mudanças. Pelo contrário, se estamos mudando constantemente, veremos como o mundo muda constantemente. Portanto, seremos sempre crianças, jovens e cheios de vida, mudando e avançando constantemente.

Portanto, brincar é o meio mais importante para atingir o objetivo da criação, para alcançar a equivalência de forma com o Criador, ou seja, fundir-se com Ele. O jogo inclui educação, estudo, exercícios teóricos e práticos e todos os tipos de conexões.

O principal é buscar meios que nos ajudem a mudar, verificar constantemente se minha visão do ambiente, de mim mesmo e do propósito da criação mudou desde ontem. O que exatamente mudou em mim em relação aos meus amigos, a dezena? Portanto, o jogo se torna muito importante para uma pessoa.

As crianças brincam o tempo todo. Então crescemos e paramos de jogar. Sonhamos em ser adultos, mas isso significa apenas parar de nos desenvolver. Do ponto de vista do desenvolvimento, ficamos mortos. Portanto, precisamos permanecer jovens de espírito, ou seja, mudar o tempo todo, jogar em um nível mais elevado em relação ao presente, e assim avançar cada vez mais.

No dia a dia, procuramos comprar jogos infantis educativos que ampliem seus horizontes e estimulem o crescimento. Da mesma forma, no trabalho espiritual, devemos sempre buscar o que podemos fazer para crescer. E a ferramenta principal são os artigos dos Cabalistas e sua implementação na dezena onde avaliamos nosso progresso: quanto mais perto nos aproximamos, mais próximos estamos do Criador.

Devemos dar o exemplo uns aos outros neste jogo e despertar para finalmente nos unirmos para que todos os corações se fundam no centro da dezena, e alcancemos nosso primeiro nível espiritual.

No mundo material, brincar é considerado frívolo, mas no mundo espiritual, ao contrário, é a atividade mais séria. É brincando no próximo estado e nos esforçando para alcançá-lo que avançamos e crescemos.

Nossa vida inteira é um jogo. Afinal, o Criador inicialmente nos expulsou de Seu sistema, e precisamos brincar para voltar lá e nos tornarmos Adam , ou seja, um homem com um coração.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 03,/01/21, “O Jogo”