O Avanço

232.1Existe certo paradoxo no processo de avanço espiritual. Estamos acostumados com o fato de que quanto mais crescemos, mais entendemos a vida e as conexões na sociedade, na família, no país e no mundo. À medida que envelhecemos, entendemos melhor o que está acontecendo, porque conhecemos o que já está à nossa frente neste mundo.

Mas no mundo espiritual, não é assim. Quanto mais avançamos, em cada passo subsequente, revelamos mais e mais ocultação, e só então, consequentemente, há revelação. Primeiro, precisamos detectar toda a ocultação, aplicando a medida necessária de esforço, e então começamos a atingir esse novo grau.

Em nosso dia a dia, uma pessoa comum é diferente de um cientista, que à medida que avança em seu trabalho científico, quanto mais difícil se torna sua pesquisa, maiores são os obstáculos que terá de superar. Mas é impossível de outra forma, porque ele sempre faz novas descobertas. Já uma pessoa comum não descobre nada de novo, mas apenas se familiariza com o que os outros descobriram.

Portanto, devemos entender que sempre encontraremos obstáculos no caminho espiritual que devemos superar pela fé acima da razão, por meio de nossa conexão, cada vez com esforço, e chegar a um novo nível.

Todos os obstáculos são a revelação de um desejo de receber mais forte, outro estágio do egoísmo. Acontece que somos expulsos da espiritualidade e vemos um novo estágio de desejo não corrigido diante de nós como uma barreira, uma parede, ao longo do caminho. Não podemos ver o que está por trás dessa parede e só podemos ir pela fé acima da razão.

Queremos nos armar com o poder da fé, doação, sem qualquer evidência ou confirmação, e estamos procurando maneiras de superar essa barreira egoísta – nosso desejo de desfrutar – pela fé acima da razão para que a doação se torne maior do que a recepção. Eu devo elevar a grandeza do Criador acima de todos os tesouros deste mundo, e isso só é possível através da importância do grupo.

Como resultado, nós descobrimos que nem eu nem o grupo podemos ter sucesso e apenas a oração permanece, um pedido de ajuda ao Criador. A oração nos ajuda a dar o passo final que nos levará para o outro lado da barreira.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá – 22/01/21, “Quebrar as Barreiras para a Espiritualidade”

Um Comentário

  1. É muito interessante todo esse trabalho!!

Comente