Não Devemos Parar De Trabalhar

294.1Comentário: A humanidade frequentemente admite que é impotente diante de uma grande mudança. Muitos filósofos e líderes ao longo da história disseram “Somos impotentes”, mas ainda assim, a humanidade tentou fazer algo.

Minha Resposta: Não devemos parar de trabalhar, mesmo que seja absolutamente impossível fazer uma determinada coisa. É o mesmo em nossas vidas. Mesmo que não tenhamos grandes perspectivas, sabemos que temos que nos levantar, ir trabalhar, voltar para casa do trabalho, passar por este dia e assim por diante. Então isso nos levará a algum lugar.

Ou seja, não vemos o sistema externo que nos controla. Não vemos o programa segundo o qual existimos. Mas, ao mesmo tempo, nosso trabalho diário e participação neste sistema dão seus resultados.

Comentário: Vamos ver este exemplo. As pessoas que estão lutando contra a mudança climática global não podem dizer quando ela ocorrerá. Acontece que há um enorme intervalo de tempo entre suas ações e o fato de que algumas mudanças ocorrerão no futuro. Mesmo assim, elas ainda têm força para realizar ações propositadas.

Minha Resposta: É porque realmente estamos enfrentando um grande problema global e inevitável. Que diferença faz se acontecer agora ou daqui a cem anos? De qualquer forma, temos certeza que isso vai acontecer e, entendendo isso, criamos toda uma ciência. Portanto, é importante agirmos hoje como se isso fosse acontecer amanhã.

De “Expresso de Cabalá”, 12/01/21

Comente