Fé Acima Da Razão E A Alma

608.03Pergunta: O que é fé acima da razão?

Resposta: O conceito de fé acima da razão se refere ao fato de que eu ascendo acima da minha natureza e entro em um estado no qual estou no Criador, que é o oposto do estado em que estou hoje.

O Criador é o atributo de doação, o atributo de conexão geral, de amor geral. Inicialmente eu não tenho esse atributo, mas se puder de alguma forma criá-lo dentro de mim, compô-lo e revelá-lo, ele estará acima da minha natureza egoísta atual e será chamado de fé acima da razão.

A razão se refere ao que acontece na minha natureza, no ego, no meu entendimento e nos meus sentimentos. Quando eu subir acima dele, querendo operar de maneira oposta, estarei no atributo que é oposto à razão, na fé acima da razão. Oposto não significa em contraste com.

De modo geral, existem muitas discrepâncias em nossa compreensão simples da vida que precisamos primeiro contornar e depois tentar sentir, porque a fé acima da razão decorre da sensação de que existe um estado como o mundo superior, como uma subida acima de você mesmo, como vida em prol da doação, e você deseja adquirir esse estado.

Quando tal movimento interno aparece em uma pessoa, ela começa a se preparar para a saída da escravidão do ego. Isso se deve ao fato de que uma força chamada luz superior circundante opera sobre ela por um certo, mas longo período de tempo. Essa força foi evocada pelo desejo de uma pessoa e suas ações para mudar a si mesma; embora sua intenção interna seja egoísta, seu objetivo é altruísta.

Se uma pessoa recebe tal impacto de seu trabalho no grupo enquanto estuda a sabedoria da Cabalá e, como resultado, deseja adquirir uma força extra, um atributo que não é corpóreo é gradualmente criado e se desenvolve dentro dela, como um embrião em um útero. Então, esse atributo, fé acima da razão, nasce e começa a existir com vida própria e é chamado de alma.

Em termos Cabalísticos, a pessoa se adere à Bina e está aparentemente separada de Malchut. Essa é a razão pela qual a fé acima da razão é o atributo de Bina que supera o atributo de Malchut, ou o atributo de doação que é implementado acima do atributo de recepção, ou o desejo de doar acima do desejo de receber.

A estrutura da alma geral é baseada nesse princípio, e é de acordo com esse princípio que existimos no mundo espiritual. Precisamos construí-lo dentro de nós. Até então, nenhum de nós tem alma, mas apenas um corpo material que nem mesmo é mencionado na sabedoria da Cabalá. De acordo com a sabedoria da Cabalá, o conceito de corpo se refere ao nosso desejo egoísta de receber e desfrutar, que existe dentro de nós e não está relacionado ao corpo material de forma alguma.

De KabTV. “Fundamentos de Cabalá”, 23/12/18