Em Que Se Baseia as MAN (Oração) Corretas?

Pergunta: Em que se baseia as MAN (oração) corretas? Como podemos sentir seus fundamentos?

Resposta: É muito simples, as MAN não podem ser para você. Podem ser para um amigo, e melhor ainda para todo o grupo. Em vez do meu desejo, pego o seu desejo e começo a pedir por você, só isso.

É bom que todo o grupo faça isso. Dizem que uma pessoa não pode se libertar da prisão, mas apenas seus amigos podem libertá-la. É o mesmo para cada um de nós, pois cada um de nós tira todos os outros da prisão. Podemos nos livrar da prisão egoísta apenas se os amigos orarem por nós.

Orar significa pedir ao Criador para corrigir meu amigo, e cada um deve fazer isso. Se eu pedir por nove amigos entre dez, necessariamente serei o décimo. Não preciso pedir para mim mesmo, porque as nove Sefirot determinam tudo e Malchut é derivada delas.

Portanto, tudo o que é dado a uma pessoa não é dado para que ela peça, mas para que ela não peça. Isso é chamado de “elevar-se acima de si mesmo”, restringindo-se (tzimtzum). Em vez disso, devo aceitar as primeiras nove Sefirot, ou seja, todos os desejos de meus companheiros. Se eu me reconstruir dessa maneira, crio um bloqueio de mim mesmo que pode se voltar ao Criador. É chamado de Partzuf .

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 06/02/19

Um Comentário

  1. Obg pela explicação acima.

Comente