“Educação Na Era Do Corona” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Educação Na Era Do Corona

Uma das melhores indicações que temos do estado de qualquer sociedade é o seu sistema educacional, ou melhor. Desde o início da Covid-19 e da ruptura do sistema escolar, os fenômenos negativos que infestavam as escolas penetraram em nossas casas e colocaram um espelho muito desagradável diante de nós. Agora estamos experimentando em primeira mão o que nossos filhos estão “aprendendo” na escola.

Sem lugar para desabafar a agressão, a violência doméstica e a linguagem abusiva contra os pais e irmãos vulneráveis ​​aumentaram dramaticamente, e os pais estão horrorizados com o que estão vendo. Mas eles estão vendo agora o que seus filhos têm vivido há anos. Melhor agora do que nunca.

Se há alguma lição a ser aprendida com a pandemia no que diz respeito à educação, é que o sistema educacional só ensina valores ruins.

No entanto, agora que vemos que nosso sistema educacional é fundamentalmente falho, espero que isso nos incentive a fazer as pazes. Agora espero que entendamos que o sistema educacional deve, antes de mais nada, ensinar os jovens a se comunicarem de maneira positiva e construtiva. Qualquer pessoa, por mais inteligente que seja, não será capaz de ter sucesso na sociedade atual a menos que saiba como se comunicar de maneira construtiva com os outros.

A comunicação construtiva requer muita prática e uma compreensão profunda da natureza interdependente da sociedade. Não podemos ter sucesso na vida se pensarmos apenas em nós mesmos. Também não podemos ter sucesso se nos esquecermos completamente de nós mesmos. Atualmente, estamos imersos em tendências narcisistas e sentimos que é legítimo ignorar os sentimentos das outras pessoas e nos preocupar apenas com os nossos. Embora isso possa parecer bom quando o exercitamos, produz solidão, depressão e ansiedade quando outros o exercitam contra nós. Por essa razão, a autoabsorção não é uma abordagem sustentável se quisermos manter uma sociedade saudável. O equilíbrio é a chave.

Mudar o sistema educacional sozinho não vai funcionar. Você não pode esperar que os filhos mudem se, no final do dia, chegarem a uma família onde os pais inculcam o egocentrismo. É necessário um esforço geral da sociedade para mudar o paradigma social. Agora que vemos os resultados de um sistema educacional doentio, espero que isso nos dê impulso suficiente para mudar a maneira como operamos em todos os níveis da sociedade. Caso contrário, as crianças crescerão da mesma forma que foram educadas, se tornarão pais, e o ciclo vicioso continuará com consequências cada vez piores até que a vida se torne um inferno na terra, se é que já não é.

Nós construímos toda a tecnologia para levar uma vida rica com abundância para todos. A única razão para a miséria das pessoas hoje é nossa falta de educação, nossa falta de responsabilidade mútua e nosso egocentrismo excessivo. Mesmo a pobreza não é uma maldição do alto; é o resultado do descuido mútuo, da falta de educação dos pobres e dos ricos. Quando não entendemos que todos fazemos parte da mesma sociedade, fechamos nossas portas diante um do outro até que as ruas se tornem campos de batalha. No final, nem ricos nem pobres terão prazer em viver em tal país. A educação para a responsabilidade mútua é o primeiro passo para a cura da sociedade; tudo o mais será consertado depois.