Dia Do Obrigado: Tudo Desde Dentro

631.2Comentário: A ONU e a UNESCO adoram criar feriados. Há um feriado chamado Dia Internacional do Obrigado.

A questão é que nós, dizem eles, negligenciamos expressar nossa gratidão uns aos outros.

A pesquisa dos psicólogos sugere que “os benefícios das cartas de agradecimento manuscritas foram subestimadas. …

“Além disso, os pesquisadores descobriram que o gesto pró-social de expressar gratidão em uma nota escrita à mão aumenta as emoções positivas e o bem-estar tanto para quem escreve a carta quanto para quem a agradece”.

Esses traços orais, dizem os proponentes do feriado, podem trazer calor e usam muitas palavras desse tipo, que nos afastam do estresse, em direção à tolerância, mas o principal é que as palavras de agradecimento sejam sinceras, de coração.

Minha Resposta: Isso é outro assunto. A ONU não vai ajudar aqui.

Pergunta: Como você se sente sobre este feriado – o Dia Internacional do Obrigado?

Resposta: Tudo o que a ONU e a UNESCO fazem é sujo aos meus olhos, e não há nada que faça o que elas fizeram trazer prazer e bem às pessoas.

Elas fazem isso principalmente para bombear o dinheiro do bolso da humanidade para o seu próprio. Verifica a caixa.

Comentário: Mas a própria palavra “obrigado” agora se tornou tão pequena, se transformou em um “obrigado” egoísta. Pelo que eles fazem, você diz: “obrigado”. Por polidez – você diz: “obrigado”, etc., etc.

Minha Resposta: Não há altura ou sensação nisso.

Pergunta: Mas a raiz do “obrigado” é a gratidão. Você está me agradecendo. Em princípio, dizem que as raízes são bastante altas. “Obrigado” vem de “salve-me, Deus”. “Obrigado” – de “presente da bondade”. Até em russo parece lindo, simplesmente paramos de pensar nisso.

Qual é a raiz dessa gratidão?

Resposta: Sim, isso é gratidão ao Criador. Então, provavelmente, ela passou para as pessoas, para enfatizar sua atitude gentil em relação a elas, a reação à atitude delas em relação a você.

Pergunta: Basicamente, eu agradeço por algo egoísta que me foi dado? Ou ainda posso ser grato por ter tido a oportunidade de ajudar alguém, de fazer algo bom para alguém?

Resposta: Não, é demais! É impossível exigir isso de uma pessoa hoje. Não sei se esse foi o caso com a humanidade.

Todos nós nos desenvolvemos a partir do egoísmo. Portanto, eu devo ser grato por ter tido a oportunidade de fazer o bem aos outros. Tudo vem de dentro.

Pergunta: Quando eu agradeço ao Criador, o que agradeço a Ele?

Resposta: Sim, as pessoas agradecem ao Criador pelo fato de que Ele lhes dá algum prazer egoísta, livrando-as do sofrimento, das doenças e nada mais.

Se falarmos dos Cabalistas, eles agradecem ao Criador por lhes dar a oportunidade de serem como Ele – o Criador. Ser Adam. “Adam” vem da palavra “Dome” – como o Criador. É quando eles podem fazer o bem. Mas ainda é o contrário.

Você não pensa em si mesmo. Neste caso, você se afasta de si mesmo e pensa apenas em como agir bem em relação às pessoas, a fim de trazê-las à equivalência de forma com o Criador.

Pergunta: Você agradece ao Criador por lhe dar esta oportunidade?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 11/01/21