Desenvolvendo A Inveja Construtiva

559Pergunta: Como desenvolvemos a inveja construtiva de nossos amigos?

Resposta: Isso é muito difícil, mesmo na vida comum, muito menos em um grupo Cabalístico. A inveja deve motivar uma pessoa, excitá-la, induzi-la a realizar algumas ações.

Pergunta: Às vezes, acontece naturalmente. Como podemos fazer isso acontecer conscientemente?

Resposta: Além do ambiente certo, do grupo, do ambiente certo, não vejo nenhum outro meio de despertar inveja em uma pessoa, seja boa ou ruim. Depende da companhia em que se está.

Pergunta: O que deve fazer parte deste ambiente? Que mecanismos funcionam lá?

Resposta: Vendo como os outros se esforçam para progredir, como eles gostam disso, como eles me mostram exemplos bons e positivos em relação ao objetivo, uma boa inveja é despertada em mim, a força do progresso aparece e eu sigo em frente.

Comentário: E se eu não vir?

Resposta: Tudo depende de como eles mostram isso a você.

Pergunta: Então, podemos precisar criar artificialmente esses relacionamentos para demonstrar a importância da meta. E mesmo que não esteja realmente lá, ainda terei inveja automaticamente porque não sei se eles estão agindo ou não?

Resposta: Há uma antiga parábola de um homem rico que contrata pessoas para agir em torno de seu filho de forma a despertar nele o desejo de conhecimento, de profissão, de promoção. É possível.

Afinal, para ser um bom músico ou qualquer outra pessoa, preciso de algum tipo de exemplo. Se tais exemplos existem diante de mim, tudo compensa mais tarde. Vale a pena investir.

Pergunta: Se não sinto inveja de outras pessoas, o que isso significa?

Resposta: Você não conseguirá avançar. Se você nasceu em uma aldeia e cuida de vacas, permanecerá neste nível. Você certamente precisa de algo para movê-lo!

Pergunta: Ou seja, o grupo deve constantemente me mostrar algum benefício de revelar o Criador?

Resposta: Sim. Mas há indivíduos que naturalmente têm essa inclinação e se esforçam por isso.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 03/04/19