“De Acordo Com A Bíblia, O Que É Crescimento Espiritual?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: De Acordo Com A Bíblia, O Que É Crescimento Espiritual?

O propósito de nossas vidas é alcançar um estado de perfeição pela unificação harmoniosa com a humanidade em um único sistema integral – a nossa alma. Esse estado é chamado de “a revelação do Criador aos seres criados neste mundo”, * e é alcançável enquanto estamos vivos em nosso mundo.

A Bíblia nos foi dada como um meio pelo qual podemos nos corrigir a fim de nos unirmos aos outros, ou seja, para finalmente atingir um nível de “E amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Levítico 19:18). A palavra para “Torá” em hebraico conecta-se a duas palavras, “Hora’ah” (“ensino”) e “Ohr” (“luz”). Ou seja, a Torá é um meio pelo qual atraímos luz sobre nós mesmos, o que corrige nossa intenção de benefício próprio às custas de doação e amor pelos outros.

O crescimento espiritual ocorre elevando-se acima de nossa natureza egoísta inata para aumentar a conexão positiva e a unificação com os outros. Na Bíblia, essa ascensão é descrita em graus chamados feriados, dias da semana, o sábado, Rosh Chodesh (o início do mês), as nações do mundo, levitas, cohens, israelitas e assim por diante.

É importante entender que a Bíblia não descreve fenômenos corporais, mas graus espirituais, estruturas e processos, que são, em última análise, graus de amor, doação e unificação. O estudo correto da Bíblia deve atrair sobre nós a luz que nos aproxima de atingir esses graus. Quando atingimos os graus espirituais descritos na Bíblia, podemos perceber o que significa estar nos graus do Rei Davi, Rei Salomão, Moisés, Aarão, José, Jacó e assim por diante.

Quanto mais crescemos espiritualmente, mais sentimos que nos elevamos dos graus mais baixos ao mais alto e encontramos vários estados no caminho. Em outras palavras, quanto mais nos unimos uns com os outros e com a humanidade como um todo, mais experimentamos as várias representações contidas na Bíblia. Esse crescimento espiritual ocorre até que integremos o mundo inteiro dentro de nós e nos tornemos “humanos” no sentido mais amplo do termo (ou seja, “humano” [“Adão” em hebraico] da frase “semelhante ao mais alto” [“Adameh le Elyon” em hebraico]), o que significa que nos assemelhamos ao Criador.

Devemos, portanto, perceber o que está contido na Bíblia como graus de nosso crescimento espiritual que passamos até alcançarmos a harmonia completa, perfeição e eternidade de nossa alma – em equivalência com o Criador.

* Consulte a seção “Do Que se Trata a Sabedoria” em “A Essência da Sabedoria da Cabalá”, do Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam).