Atravessar O Machsom

938.03Atravessar a barreira (Machsom) do mundo espiritual significa quebrar as barreiras no coração de cada pessoa, que a impede de se conectar com outras no sistema global de Adam HaRishon, para revelar que tudo está preenchido com a luz superior, a força superior de doação e amor. Devemos tentar abrir nossos corações e sentir nossa verdadeira conexão interna, isto é, o Criador.

Tudo o que acontece neste mundo nos leva a um único objetivo: nos unir, conectar, revelar nossa conexão dentro do sistema integral comum e sentir uma gota de unidade em nosso coração. Vamos imaginar como quebramos as barreiras entre nós, passando por todos os obstáculos e rejeições mútuas, nossa resistência à conexão interna dos corações.

Quanto mais nos esforçamos pela unidade, mais nos convencemos do quanto nos opomos a ela, do quanto odiamos esse estado, que abismo negro e infinito nos separa dele. Mas se entrarmos neste abismo negro do nosso egoísmo, nos esforçarmos para nos unir apesar de toda a sua resistência e quebrarmos a barreira, isto é, se concordarmos em pisar em nossa rejeição e ódio, então revelamos que há uma gota de unidade e conexão.

Lá, dentro desta gota de unidade, descobrimos nossa conexão com o Criador. O ódio e a rejeição, que pareciam um abismo intransponível, permanecerão porque todos os crimes serão cobertos com amor. Ao mesmo tempo, eu devo estar pronto para essa etapa. E assim que entro no abismo, descubro um terreno sólido sob meus pés e posso continuar. Mas isso só depois de dar um passo à frente.

Para um egoísta, não há nada mais terrível do que a conexão. Essa é toda a criação. A rejeição interior que encontramos no coração contra a conexão com nossos amigos é a escuridão, um abismo negro de ódio, e não há nada pior do que isso. A reação à conexão é a experiência mais difícil de todas as situações possíveis na vida, porque vem da própria raiz da criação.

Mas, apesar disso, junto com nossos amigos, abraçados, damos um passo à frente de olhos fechados. Sabemos que devemos fazer isso porque somente assim podemos agradar ao Criador e avançar rumo ao objetivo da criação.

Se isso for realmente pelo bem do Criador, então podemos fazer essa ação acima de nossas forças anulando-nos diante de nossos amigos e recebendo força deles com a qual podemos seguir em frente. Isso só é possível por meio do poder do grupo.

Minha própria Sefira Malchut não é capaz de nada. Mas tem as primeiras nove Sefirot, e se eu me juntar a elas, recebo toda a força delas. Todos devem se unir a seus amigos dessa forma, se curvar e se alimentar de sua força.

Somente desta forma uma pessoa pode avançar ao Criador:

1) conecte-se aos seus amigos,
2) ganhe força com eles,
3) dê um passo rumo ao Criador.

Então o Criador nos dá uma gota de unidade para inspirar. A dezena se transforma em um vaso espiritual de dez Sefirot dentro do qual está o Criador que nos enche com a luz superior. Uma gota de unidade é uma gota de luz, uma gota de semente espiritual, da qual nossa alma começa a crescer.

Uma gota de unidade é revelada apenas na medida de nossos esforços para se unir. Se quisermos nos aproximar e não podemos fazer isso, uma gota de unidade vem e nos conecta. Então descobrimos que é o próprio Criador, uma gota de semente do estado futuro.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/01/21, “Quebrar as Barreiras para a Espiritualidade”