A Distância Entre

249.02A distância entre o estado desejado e o estado real contém toda a nossa vida. Isso é verdade tanto sobre a vida corporal quanto sobre a vida espiritual. Para qualquer situação, existe um estado real e o estado em que gostaríamos de estar. E a diferença entre esses dois estados é chamada de nossa vida.

Portanto, se quisermos alcançar os verdadeiros estados descritos pelos Cabalistas, devemos nos imaginar em um estado de perfeição, isto é, sob o controle total do Criador.

Essa perfeição é o único estado que existe, mas precisamos descobri-lo. E no caminho para essa perfeição, teremos que descobrir muitos estados diferentes: aqueles que sentimos no momento e aqueles que queremos alcançar.

Quando nos aproximamos do estado desejado, todos os estados que experimentamos antes parecerão um sonho. Tudo isso não era real, mas apenas nos parecia em nosso egoísmo, criado pelo Criador. Olhamos para tudo através do nosso egoísmo: para nós mesmos, para o mundo e, portanto, percebemos nosso estado como defeituoso.

O Criador organizou essa ilusão para nós, mas Ele explica através dos Cabalistas que nosso estado é de fato perfeito e nunca foi diferente porque está sob o controle total do Criador. Estamos simplesmente em um sonho, em uma ilusão, em ocultação. Há algo que oculta de nós o estado perfeito e causa essa divisão em desejado e real.

Por um lado, você precisa estar ciente de seu estado real. Afinal, é o que sinto agora, como dizem: “Um juiz só tem o que seus olhos veem”. Mas, por outro lado, precisamos construir um estado desejável sobre essa realidade – a maneira como imaginamos o mundo sob o controle da força superior perfeita, ou seja, o que o mundo realmente deveria ser.

Pela diferença entre esses dois estados, podemos estimar onde estamos em relação à verdade, em que estado em relação ao final. Dessa forma, iremos nos mover constantemente em direção ao Criador, em direção ao estado de luz superior imutável que preenche todo o universo.

Quanto mais nos aproximamos do Criador, maior pode parecer a distância entre o estado real e o estado desejado, porque temos uma ideia melhor de qual deve ser a perfeição em relação ao nosso estado atual.

Nosso estado nos parece cada vez mais egoísta, prejudicial, mau e imperfeito, e o estado desejado cada vez mais perfeito. A diferença entre o desejado e o real aumenta até crescer de zero para mais infinito e menos infinito.

Para imaginar um estado perfeito de conexão com o Criador, precisamos anular nosso egoísmo. E nós precisamos pedir a Ele por esse estado, porque o Criador criou essa diferença de propósito para que, quando nos desesperamos de nosso egoísmo, comecemos a nos voltar a Ele e procurar por conexão com Ele. Sem Sua ajuda, não podemos sair desse estado.

Você precisa sonhar com esse estado desejável porque o homem está onde seus pensamentos estão. Portanto, vale a pena pensar mais na perfeição, no bem, percebendo que o estado que vivemos agora é um engano deliberadamente preparado pelo Criador para que queiramos sair deste mundo de mentiras, escuridão e ocultação.

Todo o trabalho é fazer um esforço para sair da ocultação e chegar mais perto da luz. Pode parecer que tais exercícios são uma ilusão, porque sinto o mundo como ele é agora. Essa é minha realidade, minha vida. Por que eu preciso de fantasias?

Mas sempre fazemos planos para o futuro e, sem esses planos, nada pode ser alcançado. E se cada vez que construímos o estado desejado sobre o atual, isso significa que somos guiados pela fé nos sábios: tentamos imaginar os estados que eles alcançaram e os alcançamos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/01/21, “O Trabalho entre o Estado Desejável e o Estado Existente”