“A Democracia É Uma Invenção Da Nossa Imaginação?” (Newsmax)

Meu artigo na Newsmax: “A Democracia é uma Invenção da nossa Imaginação?

A democracia, nós sabemos, vem do grego e significa “o governo do povo”. A atual luta pelo poder na América mostra uma coisa bem clara: não há governo do povo na América. Ou seja, pode ter havido um governo do povo na América, embora breve, mas quando você deixa o povo governar, o que você ganha é tirania. Não importa se a tirania é retratada como democrática, fingindo refletir a vontade do povo, ou como realmente é: o despotismo repressivo.

O problema com a democracia não é que seja uma má ideia. Liberdade, igualdade e justiça para todos são noções nobres. Infelizmente, não podem acontecer. Elas nunca aconteceram e nunca acontecerão até que ensinemos a nós mesmos os valores necessários para falar sobre liberdade e igualdade.

Já que nunca fomos ensinados, nunca tivemos uma democracia. Tivemos muitos governos falsos e manipuladores que fingiram se preocupar com o bem-estar das pessoas ao mesmo tempo que cuidavam da continuação de seu próprio controle. E porque nunca nos ensinaram como, ou mesmo por que deveríamos ser todos iguais e livres, sempre acabamos sucumbindo à nossa natureza básica e egoísta e arrancamos a máscara democrática da face de uma ditadura real.

Simplificando, as democracias sobem e caem porque não coincidem com a natureza humana. Quando uma estrutura social não natural é imposta à sociedade, a sociedade acaba rejeitando-a, por mais nobre que seja, e se retira para sua natureza selvagem. Se você deseja uma sociedade verdadeiramente nobre, que viva por princípios nobres, primeiro torne seu povo nobre e então eles construirão uma sociedade nobre por conta própria, pois esta será sua natureza.

Uma olhada no que está acontecendo na América hoje mostra o nível de educação para a nobreza que os americanos têm hoje. Pode ser doloroso aceitar, mas a menos que aceitemos os fatos, como seremos capazes de mudá-los?

Veja, por exemplo, o que está acontecendo com a Primeira Emenda hoje. Existe liberdade de expressão na América? Todos são encorajados, ou mesmo autorizados a expressar o que realmente pensam? A arena pública é governada por gangues de rua e gangues online, e qualquer um que saia da linha é imediatamente endireitado ou silenciado. E quando você não tem liberdade de expressão, também não tem igualdade e, portanto, não tem democracia.

Se você quer construir uma democracia genuína, tem que partir da premissa de que existe mais de uma opinião. Se houver apenas uma opinião, mesmo que seja a sua, então você deve saber que sua sociedade não é democrática. A uniformidade de opiniões deve ser seu primeiro sinal de alerta. Não há duas pessoas que tenham exatamente a mesma opinião, e certamente não um país inteiro. Portanto, quando apenas uma voz é ouvida, é, por padrão, uma sociedade não democrática.

Depois de ter duas ou mais opiniões, você precisa saber como se relacionar com elas. Você deve saber que as opiniões das pessoas diferem porque veem a realidade de perspectivas diferentes. No entanto, todas estão olhando para a mesma realidade, o que significa que estão vendo apenas uma parte da imagem e não toda ela.

Portanto, cada parte que você exclui do conjunto de perspectivas torna a perspectiva de todos mais deficiente, falha, parcial e, portanto, inadequada para tomar as decisões certas. Só quando todas as diferentes visões são valorizadas e incluídas no processo de tomada de decisão é que se chega a um resultado que beneficia todo o coletivo e, portanto, sustentável. Caso contrário, você está fadado a criar outra “democracia”, do tipo que vimos ao longo da história, que está aqui hoje e já não existe amanhã.

Por essa razão, a regra na construção de uma sociedade sustentável, baseada na verdadeira liberdade e igualdade para todos, é o cultivo da diversidade de pontos de vista, a recusa em silenciar qualquer voz e a construção de uma sociedade que incorpore todas essas diferenças e cujos membros valorizam a união entre eles mais do que suas próprias opiniões.

Comente