Sinta As Pessoas À Distância

962.1Pergunta: Você consegue sentir seus alunos ensinando-os virtualmente? Afinal, existem milhões de pessoas na sua frente. Você nem sabe seus nomes. Você não sabe como eles se parecem. O que exatamente você sente?

Resposta: Não importa. Como isso acontece em um grande público? Digamos que eu esteja ensinando em uma universidade onde há vários milhares de alunos sentados em um grande salão. Se estou na frente deles na tela, como isso fica pior? Acredito que as inovações tecnológicas modernas não interferem em nada. Tudo depende com o que preenchemos nossos canais.

Comentário: Mesmo assim, ainda estou tentando entender o que significa sentir um grande número de pessoas, até mesmo toda a humanidade? Por exemplo, meu corpo é feito de bilhões de células, mas não sinto todas as células.

Minha Resposta: O corpo sabe como se gerenciar; tem tudo isso sob controle.

Pergunta: No entanto, uma pessoa pode sentir apenas algumas pessoas próximas ou os estados pelos quais está passando?

Resposta: Não. Se aspiramos a implementar um tema comum e queremos chegar a uma conclusão mútua, então posso ter um contato muito claro e próximo com todas as pessoas na audiência. Não há problemas aqui. Tudo depende apenas de quanto entendemos e aceitamos nosso único objetivo comum.

Pergunta: Digamos que às vezes eu sinto que algo está acontecendo com meu fígado, estômago ou pulmões. Você pode sentir, da mesma forma, que algo aconteceu com os alunos da América Latina, digamos, em algum lugar do Chile? Você os sente dessa maneira?

Resposta: Assim também, mas não apenas isso. Por meio de nossa conexão, podemos apoiar uns aos outros, motivar, cuidar e carregar uns aos outros dentro de nós. Em geral, podemos tornar a conexão mais dinâmica.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 07/10/20