Sabedoria Interior

934O trabalho espiritual vai acima da razão; isso significa que não está de acordo com nossa mente e sentimentos egoístas. Mas então como?

A Sefira Daat (conhecimento) na estrutura espiritual é uma combinação especial de sentimentos e razão. Os sentimentos vêm de Bina e a razão de Hochma, e como é possível trabalhar ainda mais alto do que isso? Como podemos compreender o limite desse princípio para avançar com ele na vida espiritual?

Se quisermos nos aproximar de novas ferramentas de percepção, devemos trabalhar não em nossos sentimentos e mente, mas apenas em nos aproximar de nossos amigos. Se desejo compreender e alcançar algo dando um passo à frente na espiritualidade, não procuro como fazer isso em minha mente ou em meus sentimentos. Não serei capaz de aprender isso em um livro ou com meus sentidos, mas apenas de forma a me aproximar de meus amigos.

Esta é a única ação prática que podemos realizar para corrigir o sistema de Adam HaRishon. A conexão espiritual com meus amigos na dezena abrirá novos Kelim em mim e gradualmente me mudará da razão para a acima da razão: dos Kelim materiais deste mundo, a mente terrena e sentimentos, para os Kelim espirituais. E eles são revelados apenas pela superação de obstáculos, indiferença e separação interna dos amigos, da dezena.

Quanto mais eu abro meu coração e busco conexão, mais entendo o ditado: “Não são os sábios que aprendem”. A realização não depende do conhecimento, mas dos Kelim que começam a se conectar mais e mais. Após a quebra, estamos todos divididos, mas na medida em que queremos nos unir e nos aproximar, produzimos Kelim corrigidos dentro dos quais sentimos novos conceitos espirituais.

Então, eu treino para passar por mudanças espirituais e não buscar mais razão corpórea e sensações psicológicas. Eu exijo apenas a conexão com meus amigos e, corrigindo o Kli de Adam HaRishon, começo a entender o que é um sistema espiritual integral, o que havia em Adam HaRishon antes da destruição e para onde estamos indo agora.

Nós descobrimos a força superior, o Criador e a sabedoria da Cabalá dentro de nós e não ganhamos conhecimento de livros. É por isso que a Cabalá é chamada de sabedoria interior.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/12/20, “Trabalho com Fé Acima da Razão”