Respire Fundo

243.03Se sou incapaz de restringir meu egoísmo e deixar o grupo no espaço livre em meu coração, o grupo deve me fazer uma reanimação artificial. É como se eu estivesse deitado sem fôlego, inconsciente, e o grupo estivesse pressionando meu peito para que eu pudesse expirar e depois começar a respirar. Ou seja, me ajuda a contrair para começar a expandir novamente.

A expansão ocorre naturalmente, como parte da natureza, e eu devo produzir uma compressão por meio de meus próprios esforços. E se não posso fazer isso, o grupo deve me ajudar e aplicar pressão sobre mim para eu começar a respirar na vida espiritual, respirar o ar espiritual.

O grupo pressiona a todos com amor, essa será a pressão que me obriga a exalar ar. É assim que os ressuscitadores reanimam alguém sem vida: parece que era preciso enchê-lo de ar, mas não, pressionam seu peito para deixar o ar sair.

O grupo da mesma maneira pressiona todos com amor para que a pessoa sinta que existem pessoas ao seu redor que estão unidas pelo amor e pela unidade e que a chamam a fazer o mesmo. Este amor a obriga: ela deixa de respirar e permite que seus amigos entrem nela e a expandam à força. E quando ela se expandir devido ao trabalho deles, ela também será obrigada a expandir seu amor por eles, isto é, mostrar amor por todos.

Existem duas formas de avanço em direção ao objetivo da criação, em direção à correção. Se nos esforçarmos por conta própria para avançar no grupo com a influência do ambiente, revivendo-nos com a respiração artificial, então esse será o caminho da luz (Achishena). E se não fizermos isso, o ventilador global começará a rolar sobre nós como um rolo de evolução, espremendo todo o ar de nós para que estejamos prontos para inalar o ar espiritual.

Há um ponto (Malchut) que pertence ao homem e o resto, as nove Sefirot superiores, são as qualidades dos amigos ou do grupo. Eu devo me restringir a essas nove Sefirot sem deixar nenhum dos meus desejos lá. Se eu quiser doar a essas nove Sefirot, injeto as qualidades de meus amigos nelas e elas se transformam em qualidades de doação para mim. Assim, eu doo aos meus amigos e, através deles, ofereço um lugar para o Criador se vestir.

Se nos comprometermos a influenciar todos no grupo, mostrar nosso amor e unidade para despertar cada amigo, isso o empurrará para frente porque ele também desejará avançar. Esta é a Cabalá prática.

Inspirar e expirar devem se alternar constantemente. Afinal, toda vez que respiramos o ar espiritual, percebemos que ele se tornou material porque nosso desejo egoísta foi adicionado a ele.

Portanto, temos que expirar com força e inspirar um novo ar espiritual em prol da doação, e isso será um passo em direção ao próximo nível espiritual.

É assim que ascendemos na escada espiritual: cada vez que descobrimos que o degrau atual é de alguma forma egoísta, nós o exalamos a fim de respirar um ar espiritual fresco, uma nova força de doação.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/12/20, “Um tempo De Contração E Um Tempo De Expansão”