Qual É A Razão Para Sentimentos Infundados?

629.3Pergunta: Alguns pesquisadores dizem que os dois opostos, amor e ódio, estão unidos pela importância dos sentimentos por um objeto. Quando amo ou odeio alguém, essa pessoa é igualmente importante para mim. A importância dá origem à dependência e ao medo. Uma pessoa pensa constantemente no objeto de seu amor ou ódio. Você está de acordo com esta afirmação?

Resposta: Em princípio, sim. Mas é difícil para eu falar sobre isso porque a Cabalá não usa essas definições. Tudo é muito seco e científico nisso e explicitamente definido em relação ao egoísmo.

Observação:  Os cientistas parecem querer dizer que amor e ódio são muito semelhantes e um se transforma facilmente no outro.

Meu Comentário: Sim, eles estão muito próximos. Uma pessoa cai de um estado para outro e sobe novamente.

Pergunta: Existem conceitos como amor infundado e ódio infundado. Se você fez algo ruim para mim, é claro que eu te odeio. O que é ódio infundado?

Resposta: O ódio infundado é um estado em que a pessoa não consegue determinar a razão de seu ódio. Na verdade, existe uma razão. Ou é inerente à própria natureza instintivamente, como um gato com um rato, ou é adquirido de alguma forma. Mas existe.

A razão vem da própria natureza. Uma pessoa não pode explicar por que odeia outra pessoa, mas o faz. Acontece o mesmo com o amor.

Sempre há uma razão pela qual você ama alguém. Por exemplo, você gosta da cor dos olhos de uma pessoa ou de outra coisa. Você pode não saber por que gosta dela, mas esses gostos estão embutidos em você.

Isso não depende de nenhuma ação física: a sua em relação a ela e a dela em relação a você. Você simplesmente vê a pessoa e se sente atraído por ela.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 23/10/20