“Qual É A Diferença Entre As Leis Da Natureza, A Ética E A Moralidade?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Diferença Entre As Leis Da Natureza, A Ética E A Moralidade?

As leis da natureza são leis imutáveis ​​de amor e doação, que harmonicamente conectam todas as partes da natureza e levam em consideração o benefício do todo.

Em contraste, a moral e a ética são códigos de conduta humana em um determinado momento. Por exemplo, se métodos mais rudes de comunicação eram considerados normas no passado, até mesmo ao ponto da crueldade, então, quanto mais nos desenvolvíamos, mais moderados e amigáveis ​​esses comportamentos se tornavam.

As leis da natureza são opostas à natureza humana, que é o desejo de desfrutar às custas dos outros e que está em constante crescimento. Quanto mais o ego humano cresce, mais nossa moral e ética mudam, a fim de nos permitirmos conviver mais convenientemente em diferentes estágios de nosso desenvolvimento. Porém, por mais que evoluamos em nossa moral e ética, sempre nos encontramos carente de alguma coisa, e cada vez mais problemas e crises abundam em nossas relações.

O desenvolvimento humano nos leva gradativamente à necessidade de alcançar o equilíbrio com as leis da natureza. Hoje, estamos mais maduros do que nunca para a descoberta das leis da natureza.

No entanto, como podemos dar esse salto de sermos governados pelo ego humano – tentando se adaptar e observar a moral e a ética para nos darmos da melhor forma possível – para nos tornarmos governados conscientemente pelas leis da natureza, onde nos conectamos harmoniosamente um com o outro e descobrimos as forças positivas que habitam na natureza dentro de nossas conexões harmoniosas?

Nós damos esse salto aprendendo e exercitando as leis da natureza em uma configuração social, ou seja, como nos conectarmos positivamente na sociedade para que haja um envelope de amor e cuidado em nossas relações. Ou seja, ao nos conectarmos como um todo na sociedade humana, combinamos a perfeição e a totalidade das leis da natureza e, então, passamos a experimentar um tipo totalmente novo de harmonia, felicidade, confiança e paz preenchendo nossas vidas.

Eu discuto esse tópico com mais profundidade no programa “Habilidades de Comunicação. Princípios morais e normas sociais”: Assista ao vídeo aqui » (em inglês) [54:02]

Foto de Toa Heftiba no Unsplash.

Comente