Por Que Chanucá É Chamada De Milagre

294.4O feriado de Chanucá é um momento especial. Veja, nosso mundo é uma projeção do mundo espiritual e contém vários símbolos de renovações e correções espirituais devido ao nosso trabalho.

Portanto, durante o ano passamos por bons momentos e estados especiais neste mundo como símbolos de nosso progresso na construção da alma, restaurando o vaso espiritual, a alma comum de Adam HaRishon, que foi destruída.

Neste caminho, do estado mais quebrado para o totalmente corrigido, passamos pontos importantes: o início da correção chamada de Ano Novo (Rosh Hashaná), depois o reconhecimento da quebra: o Dia da Expiação (Yom Kippur) e a correção pela luz circundante: Sucot. A próxima parada neste caminho é Chanucá, que simboliza a ascensão ao estado de Bina, o estágio de doação.

Nós celebramos esses feriados neste mundo, mas é claro, todas as suas manifestações acontecem no nível espiritual. Se alcançarmos a fé acima da razão ao máximo, isso é chamado de Chanucá, e se subirmos ainda mais alto para receber a fim de doar, é Purim.

Cada pessoa e o mundo inteiro devem passar por esses estados em sua correção, corrigindo a quebra da única alma de Adam porque somos pedaços dessa alma.

Chanucá é chamado de milagre porque não podemos nos conectar uns com os outros sem a ajuda de cima, sem a força do Criador. Essa conexão acontece acima da natureza corporal, como um milagre.

A natureza corporal é o egoísmo, o desejo de receber, que é atraído apenas para a separação, o distanciamento, sua própria autoridade. A natureza espiritual, ao contrário, aspira à conexão e à autoanulação. É por isso que Chanucá é chamada de milagre, a conquista da força de Bina.

Costumávamos pensar que milagre é o que ganhamos de graça: eu não trabalhei e de repente ganhei um milhão na loteria: isso é um milagre! E se eu ganhasse aquele milhão, não pensaria que foi um milagre.

Mas investimos muito esforço no trabalho espiritual, tentamos alcançar a conexão, realizamos muitas ações e somos recompensados ​​com o milagre da revelação espiritual. É chamado de milagre porque até que aconteça não sabemos onde chegaremos. Só quando acontece é que vemos: “Portanto, esse é o mundo espiritual; não achei que fosse assim! Não foi isso que eu imaginei!” É por isso que isso é chamado de milagre, mas dá muito trabalho.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/12/20, “Chanucá”