Perspectivas Sobre Princípios Morais: Cientistas E Cabalá

615.1Pergunta: Há um ponto de vista que sugere que alguns princípios morais são parte da natureza biológica do homem. Os pesquisadores argumentam que a formação de julgamentos morais entre pessoas de sexo, idade e cultura diferentes pode diferir significativamente. Você acha que esses parâmetros afetam os princípios morais?

Resposta: Claro. A biologia influencia a tomada de decisão.

Comentário: Pesquisadores descobriram que agir de acordo com as normas morais aceitas aumenta a resistência das pessoas ao estresse e fortalece sua condição física.

Minha Resposta: Sem dúvida, se eu tivesse certeza de que minhas ações eram estivessem sustentadas por fundamentos morais, princípios e acordos da sociedade, eu me sentiria muito mais confiante.

Pergunta: Neurofisiologistas argumentam que os julgamentos morais das pessoas podem ser influenciados pela alteração da atividade de certas áreas do cérebro. Parece que toda a conversa sobre moralidade logo cessará por si mesma e a moralidade da sociedade, em vez disso, será formada com a ajuda de dois eletrodos. Você acha que é possível mudar os princípios morais de uma pessoa por meio de influências externas?

Resposta: Não. Com a ajuda de eletrodos, ao que parece, você pode controlar algumas forças. Quem realmente as controla? Você não pode chegar a essa resposta. Essa é a base de toda moralidade humana.

Pergunta: Especialistas da Universidade de Harvard conduziram uma série de experimentos que concluíram que os princípios morais de uma pessoa mudam durante o dia e enfraquecem à noite. Portanto, eles recomendam tomar decisões importantes e moralmente difíceis durante a manhã. Qual é a sua opinião?

Resposta: Depende da fisiologia da pessoa. Tem gente que nem pensa pela manhã; elas pensam melhor à tardinha ou mesmo à noite.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 08/10/20

Comente