Pecado: Desvio Do Movimento Em Direção À Meta

622.01A sabedoria da Cabalá fala sobre o propósito de uma pessoa neste mundo, nesta vida, o que devemos fazer conosco mesmos para chegar à realização ideal de nossa existência. Não sabemos viver. Vemos como as pessoas existem sem motivo, sem rumo, o tempo todo vagando pelo mundo e pela vida.

A Cabalá se oferece para tornar nossa vida cheia de propósito, de modo que no final possamos alcançar o estado para o qual nosso universo, toda a criação e nós fomos criados.

O desvio dessa meta é chamado de “pecado”. Aqui, tudo depende de uma pessoa, de sua formação e educação, de como ela se percebe e do propósito da criação, de quanto o conhece e possui.

Pessoas comuns, que não têm ideia disso, não fazem essas perguntas e não pensam sobre o que realmente é pecado. Para elas, pecado é mau comportamento, roubo, alguma contravenção, etc. Isso também é verdade. Mas o fato é que elas não sabem se estão se realizando corretamente ou não, se estão caminhando em direção à meta certa.

Portanto, é muito importante educar as pessoas para que todas as ações humanas sejam avaliadas de acordo com o movimento em direção à meta de sua criação. Esse é o ponto principal em relação ao qual o pecado ou, ao contrário, um mandamento ou boa ação é medido.

E se sabemos e entendemos claramente que é assim que devemos seguir em frente, então com base na própria meta e nos movendo em direção a ela, já podemos falar sobre ações que nos levam da maneira mais curta e ideal a essa meta.

Essas ações são chamadas de mandamentos porque, do ponto de vista da natureza, somos ordenados a agir dessa forma. Isso nós descobrimos na estrutura de todo o universo.

Por outro lado, aquelas ações que nos afastam ou mesmo recuam, e nos distanciam de alcançar a meta, são chamadas de pecado.

Nossa meta é entender o Criador que se revela na medida de nossa equivalência de forma com Ele. Portanto, quaisquer de nossas ações destinadas a nos assemelhar a Ele são chamadas de mandamentos, bons e corretos.

A equivalência de forma reside no fato de que adquirimos as qualidades do Criador. Então estaremos mais perto Dele.

Os atributos do Criador são doação e amor. Portanto, “ame o seu próximo como a si mesmo” é o principal mandamento do nosso desenvolvimento.

De KabTV, “Estados Espirituais” 19/11/18