Para Que A Ocultação Não Esconda O Criador

260.01Pergunta: O que acontece quando o Criador é revelado com respeito à mente e aos sentimentos? Eu O justifico totalmente ou não?

Resposta: Naturalmente, você justifica o Criador. Mas o fato é que a revelação acontece sobre a ocultação, que não vai a lugar nenhum.

Digamos que eu revele algo nas ações do Criador com respeito a mim mesmo. Ele me parece como o bom que faz o bem e me conduz à meta. Então isso fica escondido de mim, e quando entro na ocultação, tenho que tentar o meu melhor para agir como se estivesse em uma revelação.

Em outras palavras, a ocultação não me isola do Criador, mas, ao contrário, me possibilita agir como se estivesse em revelação.

Pergunta: Posso dizer que eu mesmo oculto o Criador?

Resposta: Naturalmente. Meu egoísmo O esconde de mim. No estado de revelação, eu não me associo ao meu ego e o oculto do Criador.

Pergunta: Então, em ocultação dupla e simples, o Criador se esconde do meu egoísmo?

Resposta: Existem muitas nuances diferentes: ou o Criador se esconde de mim ou me esconde de mim mesmo.

O fato é que qualquer estado consiste em quatro graus, e devemos em cada um deles nos estabelecer como se estivéssemos na revelação máxima. Quaisquer que sejam os estados pelos quais eu passo, devo tentar tratar tudo o que me acontece como se eu estivesse em plena revelação, para que nenhuma escuridão, nenhuma ocultação, me rebaixe.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 14/01/19