“O Que É Gratidão?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que É Gratidão?

Um de meus alunos me perguntou, como um Cabalista, o que é gratidão de acordo com a sabedoria da Cabalá? A Cabalá é uma sabedoria séria e, portanto, quando se trata de gratidão, significa gratidão espiritual. O que é, então, gratidão espiritual?

A gratidão espiritual, antes de mais nada, está relacionada a uma pessoa com um desejo e meta de atingir a espiritualidade. Essa pessoa não tem conhecimento do que é espiritualidade, mas sente uma necessidade interior e, finalmente, começa a estudar a sabedoria da Cabalá.

descubram a harmonia e a bem-aventurança de se conectar entre a força da criação – recepção – e sua força espiritual oposta – doação. O que isto significa?

No caminho para descobrir essa conexão sublime, precisamos revelar como estamos sob o controle do ego e que o ego é uma força maligna e destrutiva. Por que o ego é mau e destrutivo? Porque coloca as pessoas umas contra as outras, devora a natureza, o nosso meio ambiente e, finalmente, também se autodestrói, porque nos faz querer desfrutar de coisas que proporcionam satisfação a curto prazo, mas que no fundo são ruins para nós a longo prazo.

A revelação do ego humano como uma força maligna e destrutiva é chamada de “reconhecimento do mal” na sabedoria da Cabalá. “Cabalá” em hebraico significa “recepção” e, por meio dessa sabedoria, descobrimos como existimos em uma forma negativa de recepção, onde queremos receber e atrair para nós mesmos, e que, em última análise, não nos beneficiamos de tentar fazer isso.

No entanto, oposta a essa força negativa de recepção está uma força positiva do bem, a força de doação. A força de doação pode equilibrar a força receptora e, então, entre essas duas forças, podemos existir em harmonia, conectando-nos entre os polos positivo e negativo da realidade.

A combinação dessas duas forças está na base de tudo o que criamos, porque especificamente pela combinação correta entre esses dois polos da realidade, podemos descobrir como viver sem erros e consertar todos os problemas que emanam do relacionamento com a realidade unicamente do seu lado egoísta negativo.

Ao permitirmos inconscientemente que o ego humano conduza nossas considerações e ações, deixamos o rolo compressor da evolução nos achatar, investigando cada vez mais profundamente problemas aparentemente insolúveis em escalas pessoais, sociais, econômicas, ecológicas e globais. O ego, sem sua conexão de equilíbrio e regulação com a força de doação, está por trás de cada problema que experimentamos na vida.

Portanto, precisamos aprender a trabalhar com nosso ego para saber como equilibrá-lo com sua força positiva oposta. Quando conseguimos atrair a força positiva para nossas vidas, mesmo na menor quantidade, contra a força negativa inata, ficamos gratos por termos recebido a força negativa como nossa natureza. Em outras palavras, ao nos conectarmos com a força positiva de doação acima da força egoísta negativa, descobrimos que a força negativa é de fato uma força boa se pudermos usá-la como um ímpeto para aumentar nossa conexão positiva acima dela.

Equilibrar as forças positiva e negativa é o que o Rei Davi descreve nos Salmos quando diz: “Você salvou minha alma”. Ou seja, antes de recebermos a força positiva, só existimos na força negativa e acabamos nos sentindo péssimos nesse estado. Então, depois de um longo período, alcançamos o estado em que também recebemos a força positiva e, quando fazemos isso, nos sentimos gratos. A gratidão que sentimos nesse ponto é espiritual.

Baseado em “Gratidão Espiritual|Nova Vida com o Cabalista Dr. Michael Laitman|1139”, 4 de fevereiro de 2020. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman. Assista à palestra completa aqui» [27:19]