“O Que É A Menorá E O Que Ela Simboliza?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que É A Menorah E O Que Ela Simboliza?

A Menorah (lâmpada) simboliza a manifestação da luz espiritual, ou seja, a qualidade de doação, que ilumina nas almas, ou seja, no ego humano que foi corrigido com a intenção de doar.

Uma Menorah é fisicamente difícil de fazer porque é tradicionalmente uma única peça de ouro que precisa ser moldada para suportar sete taças (canecas) para as velas. Da mesma forma, moldar nosso ego – nossa natureza humana, que é o desejo de desfrutar às custas dos outros – de modo que ele assuma a forma de doação aos outros, é um feito bastante complicado.

Cada uma das taças da Menorah, ou seja, cada uma das qualidades egoístas humanas, tem que assumir um tamanho e forma específicos para que as características da Menorah formem um vaso digno sobre o qual a luz espiritual de doação pode iluminar.

As sete taças representam sete tipos de iluminações, que na sabedoria da Cabalá são chamadas de Sefirot de Hesed, Gevura, Tiferet, Netzah, Hod, Yesod e Malchut. Quando a luz atinge a Sefira final de Malchut, Malchut se torna como as outras sete qualidades, assumindo a forma de doação. Em outras palavras, o ego humano, representado pelo corpo metálico de ouro da Menorah, ganha certo nível de equivalência de forma com a qualidade espiritual de doação, e assim também se torna o meio pelo qual todas as sete velas na Menorah podem ser acesas.

Portanto, a Menorah simboliza o ego humano que ganhou certo nível de semelhança com a luz espiritual de doação e amor. Além da Menorah, há o óleo e o pavio necessários para criar as velas em cada taça, e todas essas qualidades operam em conjunto para que o ego humano possa adquirir uma intenção de doar e, assim, formar um vaso espiritual que pode atrair a luz espiritual para iluminar de cima.

Dentro de toda esta estrutura, a magnificência da Menorah está em sua manifestação do componente mais egoísta – Malchut, o ouro – alcançando semelhança com a qualidade espiritual mais sublime de doação.