O Principal Princípio Moral Da Humanidade

228Pergunta: As normas morais estão mudando constantemente. Por exemplo, chauvinismo e nazismo foram substituídos pela tolerância; uma atitude tolerante para com as minorias sexuais e nacionais. Ou, se antes o divórcio era considerado vergonhoso, hoje pode até ser honroso, pois se acredita que se pode ganhar independência e assim por diante.

Existem princípios que devem permanecer constantes, independentemente da cultura da sociedade e do passar do tempo?

Resposta: Sim. Esses são os princípios da interação correta entre as pessoas, quando formam uma única comunidade na qual todos se sentem parte integrante da interação geral. Eles descobrem seu estado perfeito e eterno dentro dele. Eles devem viver com esse sentimento. Este é o objetivo de seu desenvolvimento.

Pergunta: Você poderia listar alguns princípios que não devem ser mudados, independentemente do desenvolvimento humano, da cultura e do passar do tempo?

Resposta: Existe apenas um princípio: “ame o seu próximo como a si mesmo”. Nada mais. Na prática, somente esse princípio nos leva à criação e manutenção do sistema de nossa interconexão dentro do qual revelamos a vida eterna e perfeita.

É por isso que devemos realizar este princípio entre nós, reunindo-nos em dezenas e em pequenos grupos. Esta já é a prática da Cabalá prática, como atrair a energia especial chamada de luz superior que pode nos aproximar uns dos outros, explicar por que somos opostos uns aos outros e nos ajudar a aprender como superar essa oposição.

Inicialmente, todos nós estamos desconectados porque passamos pela chamada divisão. Agora, devemos alcançar a reaproximação um com o outro. Na diferença entre conexão e desconexão, começaremos a nos sentir como existindo no fluxo eterno da vida.

Comentário: É um paradoxo. Se você saísse agora e perguntasse às pessoas se elas seguem o princípio “ame o seu próximo”, quase todo mundo diria que sim.

Minha Resposta: Então, é necessário explicar às pessoas o que queremos dizer com as palavras, “ame o seu próximo como a si mesmo” e por que este princípio nos é dado na Torá, bem como por que todos se gabam de que podem cumpri-lo, mas na verdade ninguém o observa, etc.

Pergunta: Você acha que todos os outros princípios morais se baseiam neste princípio?

Resposta: Todos eles são apenas um caso particular de amor ao próximo.

Pergunta: Acontece que, se eu seguir este princípio, oferecerei meu assento para outras pessoas no transporte público e ajudarei as pessoas de graça?

Resposta: Partindo disso, você sempre será gentil com os outros e nunca poderá fazer mal ao seu próximo. Afinal, se você ama uma pessoa, como pode prejudicá-la?

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 09/10/20

Comente