Metamorfose Do Amor

622.02Pergunta: A força altruísta do amor é a força mais importante da natureza, pois contém uma energia criativa e geradora que começa, forma, emana e cria sistemas. Por que é chamada de força do amor?

Resposta: Em nosso mundo, o amor é a atração de uma pessoa por algo do qual ela se sente realizada, saciada ou algo agradável. Ela poderia ser atraída por cores, sons, formas ou qualquer outra coisa, exceto pessoas. E é o mesmo nas pessoas.

Pergunta: Muitas vezes, ouvimos de você, assim como de muitos filósofos, que a natureza nos ama. Eu nem estou falando sobre o conceito do Criador, que do ponto de vista da Cabala é idêntico ao conceito de natureza. O que significa que a natureza nos ama e que precisamos amar a natureza?

Resposta: O amor é uma lei da natureza. A atração mútua para desempenhar algum tipo de função comum possibilita continuar a si mesmo, etc. Particularmente, chamamos de prole e reprodução a consequência do amor.

Pergunta: O amor humano não se baseia no bem do outro, mas no próprio bem por meio do bem do outro. É claro que não existe amor altruísta. Existe uma grande diferença entre o amor altruísta, quando você pensa apenas no outro e em como preenchê-lo, e o amor humano. As pessoas não podem amar assim, sem algum benefício próprio.

Frequentemente, nosso amor se transforma em ódio. Se eu amo alguém e de repente ele me trai, meu amor se transforma em ódio. Por que existe uma distância tão pequena entre esses sentimentos?

Resposta: Porque você quer ser satisfeito com este objeto e, em vez de uma satisfação agradável, você obtém o oposto absoluto dele no final. É por isso que o ódio aparece em vez do amor.

Pergunta: O que deve acontecer a uma pessoa para que o sentimento de amor absoluto se manifeste nela?

Resposta: Se você se elevar acima de si mesmo, não importa como os outros o tratem, você os tratará igualmente bem, então o amor absoluto é possível.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 23/10/20

Comente