Lançando O Mecanismo Do Amor

599.02Nas Notícias (University of Oxford News and Events): “Os antropólogos da University of Oxford descobriram o que acreditam ser sete regras morais universais.

“As regras: ajudar sua família, ajudar seu grupo, retribuir favores, ser corajoso, submeter-se aos superiores, dividir os recursos com justiça e respeitar a propriedade alheia, foram encontradas em uma pesquisa com 60 culturas de todo o mundo. …

“O Dr. Oliver Scott Curry, principal autor e pesquisador sênior do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolucionária, disse: ‘O debate entre universalistas morais e relativistas morais tem sido travado por séculos, mas agora temos algumas respostas. Pessoas em todos os lugares enfrentam um conjunto semelhante de problemas sociais e usam um conjunto semelhante de regras morais para resolvê-los. Conforme previsto, essas sete regras morais parecem ser universais entre as culturas. Todos em todos os lugares compartilham um código moral comum. Todos concordam que cooperar, promover o bem comum, é a coisa certa a fazer’”.

Pergunta: O que a Cabalá diz sobre o código moral?

Resposta: A Cabalá diz que todos os pontos acima são regras de interação humana egoísta. Claro, elas devem ser observadas, mas não têm nada a ver com as leis superiores.

No nível animado, elas são observadas automaticamente. E uma pessoa, por ser egoísta e capaz de prejudicar os outros muito mais do que qualquer animal, precisa desses princípios. Seria bom se eles fossem observados.

No entanto, essa não é a tarefa da Cabalá nem seu domínio. A Cabalá exige a observação de outros princípios: os princípios do amor, quando não precisamos ser instruídos a agirmos de uma forma e não de outra.

Para uma pessoa que sente amor pelo próximo em si mesma, todos esses códigos são naturais e não se pode agir de outra forma. Você não pode escrever um livro para uma mãe de leis sobre como lidar com um bebê. Ela não precisa disso; ela sente, entende e faz tudo puramente para o benefício de seu filho.

Pergunta: Você acha que é possível convocar tal força da natureza que acionaria o mecanismo do amor em uma pessoa, como uma mãe para um filho?

Resposta: Sim. Isso é o que devemos fazer. Então não há necessidade de códigos morais. Não se deve ter que consultar constantemente um livro de leis para ver se está fazendo algo certo ou errado, algo pelo qual pode ser condenado ou punido.

Pergunta: Consideramos o critério da educação moral as ações das pessoas e suas motivações. Você acha que existem outros critérios morais?

Resposta: Eu diria que o verdadeiro critério de moralidade é a existência da força superior e seu princípio mais elevado de amor por todos.

De KabTV, “Habilidades de Comunicação”, 09/10/20

Comente