Honrem Os Loucos!

294.2Mas enquanto nosso globo, senhores, busca em vão
O caminho da felicidade para ganhar,
Honrem os loucos que podem rastrear
sonhos alegres, para agradar a raça humana.
Pierre-Jean de Béranger, “Madmen”

Pergunta:  O que você acha desta quadra poética?

Resposta:  É romance.

Pergunta: Nossos telespectadores e leitores escrevem que relacionam este versículo a você. O início do versículo eu posso entender “Mas enquanto nosso globo, senhores, busca em vão o caminho da felicidade para ganhar”. Bem, ele realmente busca em vão. No entanto, você não fica ofendido quando dizem “Honrem os loucos”?

Resposta: Não, claro que não. Uma pessoa sã faria o que eu faço, iria contra a natureza? Sério! Contra a natureza normal e saudável do egoísmo que está em cada pessoa, com a qual todos concordam, e tento direcioná-los contra si mesmos.

Pergunta: Você está indo contra a lógica corporal?

Resposta: Contra a natureza, não contra a lógica. A lógica é algo abstrato. Estamos falando da natureza, a lei da natureza, que está em nós, em nossos ossos, é simplesmente inserida dentro de nós. E eu digo: “Não, temos que seguir um caminho diferente”. Como podemos seguir de uma maneira diferente?

Comentário: E então “Sonhos alegres, para agradar a raça humana”.

Minha Resposta: Isso, claro, é um sonho, uma fantasia, uma ficção. Isso é certamente algo muito abstrato e quase inacreditável, essa coisa com a qual fantasiamos, falamos e sonhamos.

Pergunta: O fato de que podemos nos conectar em um organismo, uma humanidade, uma família, como o Baal HaSulam escreve, é um “sonho alegre”?

Resposta: Claro.

Pergunta: Você está convencido de que isso vai acontecer?

Resposta: Sem dúvida! Isso é inicialmente inerente à natureza e só mais tarde foi feito um contador egoísta especial, que nos controla. Praticamente toda a natureza em si mesma, exceto por esse acréscimo egoísta superficial, é totalmente altruísta. Não pode ser diferente, porque é um, interconectado, e todas as suas partes, órgãos e sistemas funcionam em homeostase absoluta, em unidade absoluta.

Pergunta: Quando você diz isso, estou absolutamente de acordo com você. Por que uma pessoa concorda quando você fala?

Resposta: Porque é lógico: toda a natureza é uma, ela atua com uma força, de acordo com uma fórmula, para um movimento para a frente.

Pergunta: Então, por que quando me afasto alguns metros ou depois de um tempo ouço outra coisa, esqueço tudo isso, se apaga da minha memória?

Resposta: Você volta a ser você mesmo. Quando você se volta para si mesmo, você esquece o que foi dito. Isso ainda não é seu, ainda não vive em você como uma lei dentro de seu sistema individual. Portanto, você volta ao seu sistema.

Pergunta: Como essa convicção cresceu em você?

Resposta: Isso leva tempo. Só o tempo. 20 a 30 anos.

Comentário: Você pode aconselhar a pessoa que realmente deseja chegar a essa conexão?

Minha Resposta: Só através do grupo onde todos querem e se apoiam, porque todos se sustentam por meio dos outros.

De KabTV, “Notícias com Dr. Michael Laitman”, 01/10/20

Comente